Capítulo 148: O Mercador da Capital Real (Parte 1)
A cidade fronteiriça recebeu um raro dia de chuva. O céu estava carregado de nuvens escuras, e a água caía abundantemente, batendo no parapeito e nos vidros da janela, produzindo um som ritmado e vívido.
Normalmente, a primavera seria uma estação chuvosa, quente e úmida. Contudo, desde o término do Mês das Trevas, as precipitações na cidade eram raras. Felizmente, as plantações ficavam às margens do rio, facilitando a irrigação. Agora, uma forte chuva dissipava a atmosfera opressiva, e a Rouxinol abriu a janela, permitindo que o ar impregnado com o aroma da terra molhada invadisse o ambiente.
À distância, podia-se ver do outro lado do Rio Vermelho os campos já brotando, com os verdes rebentos de trigo estendendo-se infinitamente até o horizonte. Lavadas pela chuva, as culturas brilhavam com cores vívidas, contrastando com as águas cinzentas do rio.
Roland espreguiçou-se e jogou a pena de ganso no porta-canetas.
— Terminou o desenho? — perguntou Rouxinol.
— Sim, é uma arma totalmente nova, que pode aumentar a cadência do mosquete várias vezes — disse Roland, empilhando várias pranchas de projeto —. Eu a chamei de Espingarda Giratória. Quer dar uma olhada?
— Não, obrigada — ela fez um bico —. De qualquer forma, não entenderia nada.
— Este é o modelo básico. Se encurtarmos o cano, vira uma pistola giratória, que pode ser carregada no bolso. Mas, para que ela funcione de verdade, ainda precisamos resolver outra tecnologia crucial. Quando isso acontecer, darei uma para cada um de vocês, e ninguém mais precisará temer os inquisidores da igreja.
— Quer dizer que uma mulher comum poderá derrubar um homem armado até os dentes?
— Não apenas um, mas vários — Roland sorriu orgulhoso —. Com sorte, até cinco.
Rouxinol mostrou-se incrédula, prestes a contestar, quando de repente ouviram uma batida na porta do escritório.
— Alteza, o aprendiz de Barov voltou da capital, trazendo consigo um mercador de salitre. Eles aguardam sua audiência fora do castelo.
Aprendiz do assistente do ministro? Roland pensou por um momento e lembrou-se. Durante o cerco à Fortaleza do Cântico Longo, os estoques de pólvora da cidade estavam quase esgotados, e ele enviou seus guardas às Montanhas do Dragão Caído e à Cidade Vermelha para buscar novas fontes de salitre. O aprendiz de Barov fora o último a partir, com destino à capital, onde havia de tudo, e com a aproximação do verão, a produção de salitre certamente aumentaria.
Para sua surpresa, o último enviado fora o primeiro a trazer boas notícias.
— Traga-os para a sala de visitas. Estarei lá em breve — disse Roland, olhando o céu —. E peça à cozinha que prepare uma sobremesa.
Quando voltou, Rouxinol já havia desaparecido, mas ele sabia que ela estava por perto.
...
Ao entrar na sala de visitas, o mercador de salitre foi guiado pelos guardas até o interior. Ela tirou a capa molhada e o chapéu de palha, curvando-se diante do príncipe.
— Sou Margarida Faman, da capital, e saúdo vossa alteza, nobre príncipe Wimbledon.
Surpreso por encontrar uma mulher na função, Roland hesitou por um instante. No presente tempo, o comércio era perigoso, com bandidos, refugiados, e forças subterrâneas nas cidades, tornando as comerciantes mulheres uma raridade.
Margarida tinha cabelos dourados, brilhantes e abundantes, mais longos que o habitual. Parecia ter cerca de trinta anos, e talvez por ser comum, suas rugas nos cantos dos olhos e na testa eram visíveis. A pele era escura e um pouco áspera, mas seu rosto não indicava ser da raça de Mokin, parecendo mais uma habitante dos fiordes.
— Sente-se — fez um gesto o príncipe, tomando seu lugar principal —. Você não é de Cinza Forte, correto?
— Por que diz isso? — sorriu Margarida.
— Seu tom de cabelo é raro neste reino. Pelo que sei, as pessoas do outro lado do estreito costumam ter cabelos dourados, e conheço até um explorador de lá.
— Sou de fato dos fiordes, mas me mudei há mais de dez anos para a capital e me considero meio Cinza Forte — ela fez uma pausa —. Vossa alteza partiu recentemente da capital; talvez já tenhamos nos cruzado. É uma honra morar na mesma cidade que o senhor.
Sem dúvida, um comerciante de sucesso sabe como falar, e mesmo sabendo que era bajulação, Roland se sentiu agradado. Nesse instante, sentiu um forte beliscão do lado direito... Ah, não precisava testar a sinceridade, Rouxinol sempre zelosa.
— Quanto ao explorador, esse título é muito respeitado nos fiordes — continuou Margarida —. O território habitável lá é limitado; o mar sobe e desce, engolindo algumas ilhas na maré alta, enquanto outras estão constantemente em erupção, exalando fogo e fumaça, derretendo pedras que formam rios vermelho-escuros. Somente quem desbrava novas rotas ou descobre ilhas habitáveis merece ser chamado assim. Ninguém usa esse título levianamente.
— Haha! Ela não só se chama exploradora, como chama o pai de maior explorador — Roland balançou a cabeça rindo —. Crianças adoram se imaginar como grandes figuras.
— Nos fiordes, até as crianças sabem que não se usa esse título levianamente — Margarida franziu a testa —. Ela mencionou o nome do pai?
Vendo a expressão dela, Roland percebeu que algo não estava certo. Seria o título uma crença espiritual dos habitantes do mar, e não se podia usá-lo a esmo?
— O nome do pai é Trovão.
Ao pronunciar o nome, os olhos dela se arregalaram.
— Conhece o senhor Trovão?
— Não, conheço a filha dele. Por que, já ouviu falar desse nome?
— Quem nos fiordes não conhece? O senhor Trovão descobriu as Ilhas Gêmeas e a Baía do Dragão Marinho, quase duplicando nosso território habitável. Ele também mapeou detalhadamente a costa leste e o Cabo Sem Fim. Atualmente, 80% das rotas para o continente foram abertas por ele. Toda criança conhece suas façanhas. É um dos maiores exploradores dos fiordes!
— Mas ouvi que ele teria morrido em uma tempestade no mar...
— Não, alteza. Um verdadeiro explorador não sucumbe a uma tempestade. Ele enfrentou inúmeros perigos e sempre sobreviveu. Agora, certamente está reunindo uma nova equipe de exploradores, como sempre fez — Margarida inclinou-se um pouco —. Alteza, sabe onde está a filha dele?
Roland ficou surpreso. Não esperava que o pai de relâmpago fosse tão famoso, e que as histórias incríveis fossem verdadeiras.
— Ela mora no meu castelo. Após um naufrágio, ela veio parar na cidade fronteiriça, e eu a acolhi.
— Em seu castelo? — Ela parecia ansiosa —. Posso... conhecê-la?
— Hum, talvez não agora — explicou ele —. Relâmpago deve estar patrulhando a Floresta do Esconde-Esconde, procurando um sítio marcado no mapa do tesouro. Ela está praticando técnicas de exploração na selva. Se planeja passar a noite aqui, poderá encontrá-la quando voltar.
— Então ficarei — Margarida assentiu sem hesitar.
— Podemos tratar dos assuntos importantes agora?
— Claro, alteza — ela sorriu —. Por favor, sinta-se à vontade para falar. (Continua.)