Capítulo 139: O Poder do Diabo
Página 1 de 3
Barov voltou ao escritório da prefeitura e imediatamente fechou a porta com força.
Meu Deus! Ele tocou a Pedra da Punição Divina junto ao peito. Sua Alteza realmente estava possuído pelo demônio. Antes, ainda nutria apenas uma vaga suspeita, mas agora tinha quase certeza: o homem que acabara de conversar com ele não podia ser o quarto príncipe.
Uma mudança radical de personalidade ou um comportamento estranho ainda podia ser compreendido. Mas compreender de repente assuntos com os quais jamais tivera contato e dominar conhecimentos dos quais nunca ouvira falar? Algo assim só aparecia em lendas e mitos. Entretanto, nessas histórias eram os deuses que tomavam o corpo dos mortais para conduzir a humanidade para fora das dificuldades. Desde quando os demônios também gostavam de fazer isso?
Se Roland Wimbledon administrasse seu território à imagem da capital — embora isso fosse extremamente difícil — Barov não ficaria surpreso. Todos diziam que o quarto príncipe era ignorante e incompetente, mas uma personalidade podia ser fingida. Talvez alguém o tivesse instruído secretamente sobre como governar uma cidade, ou até mesmo um país.
Contudo, as ideias e os planos que saíam da boca do príncipe eram coisas que o secretário adjunto jamais ouvira antes. Ele passara vinte anos trabalhando na prefeitura da capital e, como subordinado do ministro das Finanças, conhecia profundamente a estrutura e o funcionamento daquele órgão. Os ministros eram responsáveis por diferentes funções e, exceto quando chegavam a acordos em particular, normalmente nenhum deles dava importância ao que os outros diziam.
Depois que o rei emitia um decreto, o ministro responsável pela ordem a transmitia aos subordinados. Cada ministro possuía sua própria influência e seu próprio estilo de agir. O Cavaleiro Coração de Ferro, por exemplo, responsável pela defesa da capital do Castelo Cinzento, comandava centenas de patrulheiros e mercenários, além de exercer considerável influência sobre as organizações clandestinas da cidade. Quando precisava resolver algum assunto, avançava com seus homens sem se importar com obstáculos. Qualquer criminoso que entrasse em sua mira, mesmo que fosse um nobre, dificilmente conseguiria continuar vivendo na cidade. Ou deixava a capital, ou acabava atrás das grades.
E não era apenas na capital que as coisas funcionavam assim. O mesmo acontecia nas outras cidades.
Por isso, para se tornar subordinado de um senhor ou de um rei, era preciso, antes de tudo, ser um nobre com uma família rica e poderosa.
Sem dinheiro e provisões suficientes para recrutar subordinados, acaso seria possível fazer tudo pessoalmente? Além disso, quanto mais homens alguém tivesse ao seu serviço, mais atenção receberia dos superiores — afinal, com mais gente, tudo se tornava mais fácil. Todos compreendiam essa lógica.
Mas o método do príncipe subvertia completamente as concepções de Barov. Tanto os ministros quanto seus subordinados seriam recrutados e pagos pela prefeitura. Em outras palavras, se determinado ministro deixasse de existir, bastaria substituí-lo por outro; seria até possível promover diretamente alguém dos escalões inferiores.
Tratava-se de um sistema inteiramente novo. Barov ousava afirmar que o príncipe pretendia construir uma estrutura política completamente diferente daquela adotada pela elite do Castelo Cinzento.
Talvez alguns considerassem aquilo apenas uma fantasia de Roland ou a presunção de um leigo. Mas o secretário adjunto não pensava assim. Pegou uma pena de ganso e registrou no papel, um por um, os pedidos de Sua Alteza.
Bastava olhar para aqueles planos para perceber como cada parte se encaixava na outra. Todos os detalhes haviam sido considerados.
Página 1 de 3
Página 2 de 3
Para começar, havia a administração de tudo: alimentação, bebida, necessidades básicas e dejetos.
Barov sabia muito bem que, quanto maior o controle exercido sobre o povo, mais rapidamente as ordens do senhor seriam executadas. Porém, isso também aumentaria enormemente o número de pessoas a serem administradas. Em primeiro lugar, onde encontrariam tantos indivíduos capazes de ler e escrever? Em segundo, os salários adicionais representariam um fardo pesado para os subordinados do senhor. Pouquíssimas pessoas estariam dispostas a fazer aquilo.
Depois, havia os outros dois pontos mencionados por Sua Alteza: recrutar plebeus para a prefeitura e oferecer educação a todos eles.
Ao passar o dedo sobre aquelas duas linhas, Barov chegou a estremecer.
Se Sua Alteza conseguisse concretizar ambas as medidas, no que a Cidade Fronteiriça se transformaria?
Qualquer plebeu seria capaz de ler e escrever. Sempre que a prefeitura quisesse ampliar sua estrutura, poderia encontrar grandes quantidades de candidatos adequados. E isso, por sua vez, estimularia a disseminação da educação: receber instrução significaria ter a oportunidade de ingressar na prefeitura, conseguir um cargo bem remunerado e elevar o próprio status social. Talvez não levasse nem um ou dois anos para que todos passassem a exigir voluntariamente o direito à educação. Mesmo aqueles incapazes de estudar pensariam em enviar os filhos para a Academia.
Além disso, como os salários de todos os empregados mencionados anteriormente seriam pagos pela prefeitura — isto é, pelo senhor Roland —, os plebeus não precisariam gastar sequer uma Águia de Cobre para formar sua própria equipe. Isso equivalia a destruir por completo a limitação segundo a qual apenas os nobres possuíam recursos para ocupar cargos administrativos.
Sem dúvida, somente um demônio seria capaz de conceber um sistema tão escandalosamente revolucionário.
Barov respirou fundo e apertou nas mãos a Pedra da Punição Divina junto ao peito. Restava apenas uma pergunta: os demônios também podiam ser bondosos?
Se alguém dissesse que Roland era um homem maligno, Barov seria o primeiro a discordar.
Aos olhos dele, os atos do quarto príncipe podiam até ser considerados os de um rei sábio. Nem mesmo os relatos sobre os monarcas lendários registrados nos livros de história mencionavam alguém que se preocupasse tanto com a vida e a morte de cada um de seus súditos. Permanecer na Cidade Fronteiriça junto ao povo, gastar grandes somas para comprar alimentos e garantir que todos atravessassem o Mês dos Demônios em segurança; trazer as técnicas e os equipamentos dos demônios para desenvolver a cidade; até mesmo as bruxas, garras dos demônios, empregavam seus poderes para melhorar a vida da população.
De repente, Barov sentiu que, mesmo que Roland se tornasse rei do Castelo Cinzento, talvez isso não fosse algo tão ruim.
Lembrando-se dos ensinamentos do pai — não dizer o que não devia ser dito e não perguntar o que não devia ser perguntado —, decidiu guardar sua descoberta para si por enquanto. Se o príncipe era realmente um demônio, mais cedo ou mais tarde entraria em conflito com a Igreja. Se a situação tomasse um rumo desfavorável, ele ainda poderia atuar como revelador e testemunha infiltrado no acampamento demoníaco.
Página 2 de 3
Página 3 de 3
Ele tocou uma sineta e chamou Sini Daly, que havia acabado de ingressar na prefeitura.
Comparado àqueles cavaleiros estúpidos e arrogantes, o jovem da Casa do Lobo Corrente já podia ser considerado excepcional. Embora ainda conservasse um pouco do orgulho próprio de um cavaleiro, ao menos estava disposto a seguir suas instruções.
— Mestre, o senhor mandou me chamar?
Ele entrou, saudou-o e perguntou.
— Sua Alteza pretende criar um novo departamento, responsável pelo cultivo e pela supervisão das plantações. Serão necessários dois aprendizes para ajudar nos registros — Barov repetiu as exigências de Roland. — Além disso, vá ao arquivo da prefeitura e selecione dez pessoas que atendam aos requisitos. Depois, faça uma nova triagem. Embora sejam plebeus, Sua Alteza decidiu incluí-los na prefeitura. Se algum deles tiver um desempenho excepcional, talvez até se torne responsável pelo Departamento de Agricultura. Ah...
Ele suspirou.
— Por enquanto, acompanhe-os e registre os resultados. Quando o plantio da primavera terminar, vou transferi-lo de volta.
— Mestre, basta selecionar duas pessoas — disse Sini, estufando o peito. — Também tenho bastante experiência nessa área.
— Você?
Barov ficou atônito.
— Sim! Antes de me tornar cavaleiro, ajudei meu pai a administrar a fazenda. Entendo muito de cultivo de trigo. — Sini hesitou. — Mas, quando Sua Alteza perguntou se eu possuía alguma outra especialidade, não mencionei isso... Na época, tive medo de que ele me mandasse para os campos, para trabalhar ao lado daqueles servos.
Barov sentiu uma onda de alegria. Sini era instruído e também entendia de agricultura. Mesmo que plebeus fossem incorporados ao Departamento de Agricultura, ele seria, sem dúvida, o candidato ideal para chefiá-lo. Pelo que via até então, Sini estava do seu lado. Se ele se tornasse o responsável pelo departamento, Barov também passaria a exercer influência sobre a pasta.
— Muito bem.
Ele transformou suas ponderações em uma promessa de benefícios e continuou a instruí-lo:
— Trabalhe com dedicação. Talvez você consiga subir a uma posição ainda mais alta do que a anterior.
Depois que Sini saiu, Barov recostou-se na cadeira e soltou o ar lentamente.
Agora que sabia que Sua Alteza era um demônio, precisava agarrar-se ao poder com ainda mais força. Os demônios sempre demonstravam apreço pelos ambiciosos — algo frequentemente mencionado nas lendas e nos mitos. E, para ele, não importava se o poder lhe era concedido pelo rei ou por um demônio: ambos eram igualmente doces.
Continua.