Capítulo Cento e Quarenta e Sete: A Delegação de Embaixadores
Alethea nunca imaginou que um dia pudesse fazer parte de uma comitiva de emissários.
Afinal, quando a Igreja enviava enviados, os membros da equipe invariavelmente consistiam em guerreiros de elite, não apenas versados nas artes civis e marciais, mas também cuja aparência fosse capaz de representar o prestígio da Igreja. Ela confiava plenamente em suas habilidades de combate e em sua etiqueta eclesiástica, mas quanto à sua aparência... o que poderia esperar de uma mulher que passara anos correndo pelas linhas de defesa, brandindo uma espada grande o dia todo? Só de pensar nisso, sentia-se um pouco desconfortável.
Segundo a sacerdotisa Myra, eles se dirigiam a uma pequena cidade na Região Oeste do Reino de Wolfheart para negociar um caso de blasfêmia, onde a realeza estaria protegendo bruxas. Além da sacerdotisa que liderava o grupo, a delegação era composta por dez membros da força inquisitorial, sendo um deles o capitão de rosto gélido que ela conhecera brevemente na linha de defesa de Hermes.
No entanto, parecia que, mesmo fora de combate, ele continuava com a mesma expressão severa e fria. Apenas por ficar perto dele, Alethea sentia a temperatura cair consideravelmente.
Por outro lado, a sacerdotisa Myra era exatamente o oposto. Com mais de quarenta anos de idade, possuía um olhar perspicaz e sorria frequentemente ao falar sobre anedotas da Igreja. Era culta, de uma simpatia contagiante e possuía grande compostura; mesmo diante do arcebispo, seu porte permanecia inabalável. Alethea ouvira mais de uma vez que ela tinha grandes chances de se tornar a próxima candidata a bispo.
Para surpresa da guerreira, sendo uma oficial civil, a habilidade equestre de Myra não ficava muito atrás da dos inquisitores. Nos últimos dois dias, ela liderara a vanguarda do grupo, guiando os cavalos com maestria por trilhas em matas e montanhas, mantendo a velocidade sem esgotar excessivamente os animais. Essa técnica só costumava ser dominada por inquisitores submetidos a longos treinamentos de cavalaria.
— Não estamos indo para o sul? — alguém na comitiva perguntou ao deixarem os domínios de Hermes e entrarem no Reino de Wolfheart.
— Não, Border Town fica longe demais. Se formos por terra, não quero ficar com as náuticas esfoladas — respondeu Myra, fazendo um gesto com a mão. — Vamos primeiro para o leste, rumo a Vale Profundo. Há um rio lá que leva diretamente à Cidade da Água Vermelha. De lá até a Fortaleza de Longsong será rápido.
— Quando a senhora se uniu à Igreja? — perguntou Alethea, curiosa. — Não apenas conhece as histórias da Cidade Santa, mas também parece entender tanto do mundo secular.
— Doze anos atrás. Eu tinha exatamente trinta anos na época — respondeu Myra.
— Tão tarde? — surpreendeu-se a jovem. — Pelo que sei, quanto mais velha a pessoa, mais difícil é assimilar os dogmas divinos. É incrível que tenha levado apenas dez anos para ser promovida de simples crente a sacerdotisa.
— É verdade — Myra sorriu. — Esse é justamente o encanto da Igreja. Veja bem, eu era filha de um comerciante e viajava pelos Quatro Reinos com meu pai, comprando mercadorias comuns em um lugar para vendê-las em outro por preços várias vezes maiores. Por exemplo, os corais esmeralda do Condado de Sea Breeze. Se comprados diretamente dos pescadores locais, um único galho custa apenas vinte ou trinta pratas de lobo. Mas, se forem colocados em tanques com água e levados ao palácio do Reino do Inverno Eterno, podem ser trocados por uma moeda de ouro de dragão. Um exemplar bem preservado e de galhos uniformes chega a valer mais de cinco. Eu sempre pensava: por que um mesmo objeto pode ter dois valores tão diferentes?
— Seria porque... o que é escasso é valioso? — arriscou Alethea.
— Eu pensava assim no início — assentiu a sacerdotisa. — Mas um acontecimento posterior mudou minha perspectiva. Um nobre da capital real escondeu secretamente uma bruxa capaz de alterar a temperatura e encontrou maneiras de finalmente cultivar os corais de Sea Breeze no frio do Inverno Eterno. Ele transformou o porão de seu pátio em um enorme tanque com uma clarabóia no teto para a entrada de luz, conseguindo colher os corais cerca de uma vez por ano, com uma produção que superava tudo o que meu pai transportava em dez viagens de ida e volta. E olha que meu pai fazia essa longa rota comercial apenas uma vez por ano. Com isso, a quantidade de corais esmeralda no mercado aumentou, e o nobre passou a vendê-los não só para o palácio, mas também para a alta nobreza. Se a regra fosse a escassez definindo o valor, o preço do coral esmeralda deveria ter despencado.
— No entanto, apenas dois anos depois, o palácio real recusou-se a aceitar aqueles corais mais baratos, alegando que eram falsificações. O coral comercializado pelo meu pai não só não desvalorizou, como dobrou de preço. Quanto ao nobre que escondeu a bruxa, foi caçado pela Igreja e queimado na mesma fogueira junto com a bruxa sob a acusação de cumplicidade. Mas eu sabia que os corais cultivados por ele não eram falsos; eram exatamente iguais aos que meu pai transportava.
— A ideia de que a escassez gera valor não está errada, mas existem muitos outros fatores que determinam o preço de uma mercadoria. Este é apenas o exemplo mais simples: o palácio do Inverno Eterno tratou o coral esmeralda como símbolo de luxo e fixou artificialmente o seu valor. Quando mais corais apareceram, isso ameaçou as regras da realeza, motivo pelo qual, no dia da execução, a rainha celebrou grandemente. Você acha que essas mercadorias se parecem conosco, os mortais?
— Parecem... o quê? — Alethea não acompanhou o raciocínio.
— Parecem o povo sob o poder da realeza, minha filha — disse Myra, pausadamente. — Nascemos já com um preço estipulado, e esse preço não reflete o nosso verdadeiro valor. Somos como esses corais esmeralda: exatamente iguais, mas alguns são considerados baratos, enquanto outros são inacessíveis.
— Inacessíveis... A senhora quer dizer os nobres.
— Os nobres são os corais do palácio do Inverno Eterno — sorriu a sacerdotisa. — Ao nascer, eles não são diferentes de nós: têm duas mãos, dois pés, um par de olhos e uma boca. Contudo, foi-lhes atribuído artificialmente o valor mais alto. Essa desigualdade não decorre de suas próprias capacidades, mas sim dos privilégios concedidos pelo poder real. Por isso me juntei à Igreja. Pelo menos na Nova Cidade Santa de Hermes, a sua origem não limita o seu valor. Se conseguirmos transformar todo este continente na Cidade Santa definitiva da Igreja, o chamado Reino Divino não será nada além disso.
— O que a senhora diz é maravilhoso! — Alethea assentiu repetidas vezes, sentindo o coração acelerado. Se fosse verdadeiramente possível construir o Reino Divino na Terra descrito por Myra, um lugar onde as pessoas nascessem sem distinção de linhagem, sem párias ou escravos, que visão esplêndida seria essa.
— Reino Divino? Hmph... Quantas pessoas mais eles pretendem transformar em monstros de sangue frio? — O capitão dos inquisitores de rosto gélido sacudiu as rédeas e deu um passo à frente. — Senhora sacerdotisa, quanto a senhora sabe sobre o Exército do Julgamento Divino?
— Ei, você... — Alethea estava prestes a repreendê-lo pela falta de educação, mas Myra a deteve antes que pudesse falar.
— O Exército do Julgamento Divino é formado pelos guerreiros mais poderosos da Igreja, convertidos a partir de inquisitores de fé inabalável, dispostos ao sacrifício e de uma bravura indomável.
— O mais poderoso, sim; convertido a partir de inquisitores, também. Mas o que eles produzem não são guerreiros, e sim um grupo de monstros sem emoção! — Ele disparou essas palavras frias e, em seguida, esporeou o cavalo para a frente da comitiva.
— Que sujeito mal-educado! — exclamou Alethea com rancor. Quando o vira em Hermes, pensara que ele mantinha a serenidade diante do perigo, exibindo a compostura de um líder e a coragem de um guerreiro. Como pudera se transformar em alguém assim?
— Não importa, ele só está com os ânimos exaltados — balançou a cabeça Myra. — Para construir o Reino Divino na Terra, contratempos e sacrifícios são inevitáveis... Mas, pelo menos, estamos fazendo isso por vontade própria.
O grupo chegou à cidade seguinte já tarde da noite, e a sacerdotisa conduziu a comitiva em direção à igreja para descansar. Após o jantar, todos recolheram-se aos seus quartos, mas Alethea seguiu furtivamente o capitão dos inquisitores e o interceptou no corredor.
— A senhora Myra é a nossa líder. O que quis dizer com aquilo? Esqueceu-se completamente das regras e regulamentos da Igreja?
— Seu nome é Alethea, não é? — ele perguntou após um breve momento de silêncio.
— Exato. Agora sou uma capitã dos inquisitores, assim como você. Perguntei seu nome durante o Mês dos Demônios, mas você não respondeu nada. Pode me dizer seu nome agora?
— Abrams — disse ele, sem expressão. — Quanto ao motivo de eu ter agido daquela maneira... Você tem irmãos ou irmãs?
— Não. — Alethea lembrou-se subitamente de que ele mencionara ter tido um irmão mais velho que pertencia ao Exército do Julgamento Divino.
— Eu tenho. Ele cresceu comigo na Igreja, e nos conhecíamos tão bem que parecíamos ser a mesma pessoa. Mais tarde, ele se ofereceu voluntariamente para a transformação do Exército do Julgamento Divino, e nunca mais o vi. O inquisidor-chefe me disse que a transformação fora um sucesso e que ele havia sido enviado para cumprir uma missão especial da Igreja. Na época, fiquei sinceramente feliz por ele. — Ele fez uma pausa. — Até que, um dia, eu o vi novamente na Grande Catedral. Chamei pelo seu nome, corri para abraçá-lo e adivinha o que vi? — Um traço de dor cruzou o rosto de Abrams. — Um completo estranho. Ele passou direto por mim como se nem tivesse me visto, com o olhar completamente vazio, fitando fixamente o horizonte e movendo-se de forma nada humana.
— ... — Um arrepio subiu pela espinha de Alethea. Ela quis gritar que ele estava mentindo, mas, ao abrir a boca, nenhuma palavra saiu.
— O Exército do Julgamento Divino teve sua humanidade roubada. Não passam de cascas vazias ambulantes. — Ele empurrou Alethea, que permanecia paralisada no lugar, e seguiu em direção ao seu quarto sem olhar para trás.