Capítulo Cento e Quarenta e Oito: Monge, Inimigo de Buda

Museu de Selamento de Demônios Yan ZK 3262 palavras 2026-04-01 16:35:03

O que via diante de si já começava a embaçar, a visão escurecia continuamente. Podia ouvir os gritos de surpresa abafados dos pedestres, o som de passos correndo em fuga desesperada, a buzina de carros, os gritos agudos. Zhou Zichang finalmente não conseguiu mais sustentar o próprio corpo e desabou no chão.

Sua respiração era curta e acelerada.

Os transeuntes ao redor o cercaram. Alguém o reconheceu e, ao vê-lo coberto de sangue, apressou-se em pegar o celular e disse:
— É o doutor Zhou? O que aconteceu com o senhor?
— Chamem a polícia rápido, chamem uma ambulância!

Ouvindo a menção à ambulância em seu estado semiconsciente, Zhou Zichang recuperou o ânimo de repente e lutou para se levantar.

Não, não podia deixar que os médicos se aproximassem.

Ele próprio era médico.

Por isso, sabia muito bem o que aconteceria se um caso tão peculiar quanto o seu fosse descoberto, pois, se estivesse no lugar deles, teria tomado a mesma atitude. Ele se levantou cambaleando; o elixir da imortalidade ainda sustentava suas forças, permitindo-lhe empurrar os pedestres à força, correr em disparada e virar em direção a um beco estreito.

A obsessão pela imortalidade finalmente não conseguiu superar a dor provocada pelo elixir.

Zhou Zichang caiu cambaleando, tossindo violentamente.

Com a vista turva, viu vagamente um homem alto emergindo à frente. O recém-chegado vestia uma túnica monástica cinzenta, a cabeça completamente calva, com uma expressão solene e benevolente. Parecendo surpreso, ergueu uma das mãos diante do peito e pronunciou um "Amitaba".

…………

No interior do beco.

O jovem monge encontrou Zhou Zichang, que vestia um jaleco branco, e percebeu agudamente que este último já estava, na verdade, morto. Embora Zhou Zichang estivesse coberto de sangue e com uma expressão feroz, o monge ainda assim agachou-se parcialmente, estendeu a mão e segurou a palma da mão de Zhou Zichang. Sua palma era larga e quente, e ele o consolou em voz baixa:
— Amitaba...
— Benfeitor, a vida se esgotou, a morte chegou. Não é preciso ter apego; ao abandonar, alcança-se a libertação.

O jovem monge exibia uma face compassiva, recitando em voz baixa o mantra da reencarnação, usando o Dharma budista para purificar a obsessão e a dor da morte. Ele manteve a mão firmemente sobre a de Zhou Zichang, fazendo com que o medo, a relutância e o pavor no coração deste último se dissipassem gradualmente, restando apenas a emoção mais pura.

Contudo, para ele, a emoção mais pura era a obsessão pela imortalidade.

Zhou Zichang sentiu a aura calorosa emanada pelo braço do monge.

O elixir da imortalidade mobilizava seu *qi* e seu sangue, dizendo-lhe que o sangue sob aquele braço nutria um poder forte e puro, capaz de fazê-lo superar a dificuldade atual. Zhou Zichang acumulou lentamente as forças do corpo e, aproveitando a distração do monge, virou-se bruscamente.

Com ambas as mãos, agarrou o braço do monge, abriu a boca e cravou os dentes com força.

Seus dentes, em algum momento, haviam adquirido um aspecto afiado.

Rasgaram as vestes e tocaram a pele do monge.

Então, acompanhado por um som semelhante a morder granito, seguido por uma dor intensa em toda a arcada dentária, o frenético Zhou Zichang foi obrigado a parar. Olhou atordoado para aquele braço e viu músculos sólidos, blocos musculares que se sobressaíam de forma exagerada, antes de emitirem diretamente um brilho dourado.

Sua força de mordida, que superava temporariamente os limites do corpo humano devido à ingestão da droga de Wuxian, foi totalmente incapaz de perfurar a pele do monge. Este último pareceu finalmente notar que algo estava errado, baixou a cabeça e Zhou Zichang, inconscientemente, ergueu a sua também.

Zhou Zichang: "......"
O monge: "......"

O monge permaneceu em silêncio, hesitou, organizou as palavras e disse sinceramente:
— Benfeitor...
— Pela sua aparência, o senhor deve ser uma pessoa civilizada. A morte não é terrível; pelo menos deve-se manter a dignidade.
— Enquanto se está vivo, deve-se dar o máximo de si; ao partir, também deve ser de forma serena e decente.
— Por favor, solte a boca.

Zhou Zichang, ignorando tudo, continuou a morder freneticamente.

O monge disse:
— ... Benfeitor, por favor, afrouxe os dentes para que este pobre monge possa terminar de recitar o mantra da reencarnação.
— Agir assim realmente não é muito elegante.

Com os olhos avermelhados, Zhou Zichang estava quase tomado por demônios.

— Amitaba...
— Pelos Seis Órgãos dos Sentidos... Pura Pureza!!!

De repente, com um grito estrondoso, os músculos do monge se contraíram e o som solene de um preceito budista ecoou. Zhou Zichang sentiu apenas uma dor lancinante atingi-lo; todos os seus dentes foram estourados pelo braço musculoso e brilhante de ouro. Em seguida, uma palma forte e robusta desceu dos céus e agarrou os cabelos de Zhou Zichang.

Girando o corpo, aplicando força.

Como se um mamute primordial estivesse a pisotear tudo.

A força era imensa, puxando Zhou Zichang, naquele estado, e fazendo-o cambalear para o lado.

Então, a outra palma pressionou o rosto enlouquecido de Zhou Zichang, esmagando-o contra a parede.

Um puxão repentino.

Seu rosto raspou diretamente na parede, abrindo um sulco.

O monge, com uma das mangas da túnica rasgada, jogou-o pesadamente no chão. Zhou Zichang ficou com o olhar vago, perdendo a capacidade de se mover, libertando-se daquele estado de loucura desenfreada. O monge juntou as palmas das mãos, solene e imponente, e murmurou, baixando o olhar:
— Amitaba...

Quando Wei Yuan chegou, viu Zhou Zichang, incapaz de se mover, estendido no chão. Ele já não lutava, já não enlouquecia; jazia ali de forma serena e decente, com o olhar sem brilho, expelindo sangue pela boca enquanto balbuciava algo. Viu o jovem de túnica monástica sentado de pernas cruzadas no chão, com as palmas das mãos unidas, recitando o mantra da reencarnação.

O monge notou a chegada de Wei Yuan, teve os pensamentos momentaneamente travados e, em seguida, explicou rigidamente:
— Amitaba, a situação deste benfeitor não foi causada por este pobre monge.
— Quando o encontrei, ele já se encontrava em estado de morte.

Wei Yuan olhou para a parede ao lado, para as enormes marcas de arranhão deixadas nos tijolos e, por fim, para o sangue salpicado no rosto do monge, caindo em profunda reflexão.

O monge silenciou por um momento e disse:
— Este benfeitor atacou ativamente este pobre monge.
— Eu apenas... tentei fazê-lo acalmar-se...

Olhando para o monge, cujos braços gesticulavam devido à excitação, Wei Yuan sentiu o vento gélido roçar seu rosto e recuou um passo em silêncio.

Em seguida, olhou para Zhou Zichang, que se encontrava em um estado peculiar, sem recorrer a feitiços para salvá-lo. Este último ainda estava vivo naquele momento, e indivíduos assim deveriam ser entregues ao Grupo de Ação Especial, sendo mais adequado deixar que os profissionais lidassem com isso. No entanto, era preciso alertar previamente a outra parte sobre os perigos da droga de Wuxian, para que mantivessem a vigilância.

Wei Yuan consolou o monge e fez uma ligação para os membros do Grupo de Ação Especial.

Logo, aquela área foi isolada e pessoal especializado chegou ao local. Diante da parede danificada e da bagunça no chão, ficaram em silêncio por um instante. Percebendo que não seria preso, o monge, já mais calmo, coçou a cabeça sem jeito — embora não houvesse cabelos para coçar —, juntou as palmas das mãos e curvou-se repetidamente, dizendo:
— Este assunto ocorreu por culpa deste pobre monge.
— Irei pessoalmente procurar os responsáveis por aqui para apresentar minhas desculpas e arcar com os prejuízos causados.

Devido às circunstâncias especiais, tanto Wei Yuan quanto aquele monge corpulento retornaram ao escritório do Grupo de Ação Especial para prestar depoimento, demorando mais de uma hora até saírem. O monge tirou uma pilha de notas de sua bolsa de ombro gasta, contou-as uma a uma e colocou tudo sobre a mesa.

Após pensar um pouco, retirou uma nota e disse, com tom de desculpa:
— Este pobre monge ainda precisa comer nestes dias.

Só então juntou as palmas das mãos, curvou-se com um sorriso apologético e saiu pela porta.

Aquela quantia não era pequena e estava muito bem organizada. Wei Yuan ficou levemente surpreso e perguntou:
— ... Isso é fruto de esmolas?
— A quantia não é pequena.

O monge surpreendeu-se e respondeu:
— Não, é o ganho do meu trabalho.

Wei Yuan ficou estupefato e disse:
— Trabalho?

E ponderou:
— Não se dizia que os bhikkhus precisam contemplar o Dharma e salvar todos os seres sencientes, e por isso não precisam trabalhar?

O monge respondeu honestamente:
— Salvar todos os seres?
— ... Se eu não trabalhar, morro de fome também. Se todos formos juntos para o Paraíso Ocidental, a quem salvaremos?
— Além disso, na linhagem deste pobre monge não existe essa história de não precisar trabalhar. Antigamente, alguns de nossos patriarcas foram barqueiros, outros médicos coxos, e houve quem ensinasse que um dia sem trabalho é um dia sem refeição; monge preguiçoso que se recusasse a trabalhar ganhava galos na cabeça e era corrido para fora da porta.
— Ademais, este pobre monge ainda tem alguma força física e posso fazer bicos em canteiros de obras, onde pelo menos fornecem refeições.

Surpreso, Wei Yuan pensou um pouco e voltou a perguntar:
— Você quis purificar o rancor daquele Zhou Zichang e acabou gastando todo o seu dinheiro. Não se arrepende?

O monge balançou a cabeça e disse:
— Vendo um moribundo em desespero, deve-se salvá-lo.
— Ferir o inocente exige reparação.
— Benfeitor, são claramente duas questões distintas; como poderiam ser tratadas da mesma forma?

Wei Yuan ganhou certo interesse por aquele monge e perguntou:
— Então, se não está praticando adequadamente no templo, por que veio aqui?

Com expressão solene, o monge respondeu:
— Este pobre monge, Yuanjue, veio aqui com um único propósito: subjugar o Inimigo de Buda.

Os pensamentos de Wei Yuan travaram levemente. Ele se lembrou de quando, utilizando o poder de Wuzhiqi à distância, desferiu um golpe contra a Terra Santa Budista, estilhaçando uma estátua budista ancestral, e dos murmúrios aterrorizados dos monges ao final, proferindo as palavras "Inimigo de Buda". Em seguida, voltou o olhar para o monge à sua frente — com pelo menos dois metros e trinta de altura, músculos saltados por todo o corpo, mas de uma honestidade genuína.

Mantendo o silêncio por um instante, Wei Yuan perguntou:
— O que pretende fazer quando capturar o Inimigo de Buda?
— O Inimigo de Buda também é um ser vivo.
— Naturalmente, será ordenado monge, levado de volta para as montanhas, e ensinado a contemplar o Zen e estudar o Dharma todos os dias. Quando um dia ele alcançar a Grande Iluminação, poderá herdar o manto e a tigela da minha linhagem.

Enquanto falava, Yuanjue pareceu se perder em devaneios, recuperando o foco logo em seguida:
— Benfeitor, o senhor já viu o Inimigo de Buda antes?

Com uma expressão suave, Wei Yuan balançou a cabeça e respondeu:
— Inimigo de Buda? O que é isso?
— Eu não sei de nada...