Capítulo 139: O Ressentimento da Lança do Hegemon (Agradecimentos a DylanWu pela generosa doação)
“Uma velha conhecida?”
A deusa Nü Jue olhou estupefata para a mulher de vermelho. Após refletir um pouco, já havia reconhecido a identidade da outra, mas ainda achava aquilo um tanto estranho, por isso perguntou:
— A velha conhecida de quem você fala seria o dono deste museu?
A mulher de vermelho respondeu:
— Eu também não sei.
— Fui apenas guiada até aqui por uma corrente de energia.
Nü Jue pensou por um momento, fitou a caixa que a mulher carregava nas costas e sorriu com suavidade:
— Sendo assim, que tal entrar e esperar um pouco?
— Quanto a Yuan, ele não deve tardar a voltar.
Ela estava prestes a sair da floricultura quando seu olhar desviou-se levemente para baixo. Viu que vestia um vestido longo de cor clara e, ao balançar da barra da saia, revelou um par de pantufas felpudas em tom amarelo-claro, parecidas com as patas de algum felino, adornadas com estampas exageradas e fofas. Seus passos pararam por um instante.
A jovem ergueu a cabeça, ostentando no rosto o sorriso suave e refinado, tão habitual em Wei Yuan, que não revelava a menor falha, e disse:
— Por favor, aguardem um momento.
A mulher de vermelho anuiu com a cabeça.
A deusa fechou a porta diretamente. O som dos sinos de vento soou curto e etéreo. Ela soltou um suspiro, trocou suas pantufas de uso doméstico por um par de sapatos de lona branca e só entoou um “demorei” ao sair. Com saias e sapatos brancos, os cabelos soltos sobre os ombros e carregando um vaso com flores brancas, ela caminhou até o museu do outro lado da rua.
Era como se há pouco tivesse apenas ido buscar uma flor e depois batido à porta.
Com um rangido, o fantasma da água abriu a porta com presteza e decisão.
A mulher de vermelho viu o interior do museu e deparou-se com alguns espíritos. No entanto, ela própria não era humana, sendo inclusive diferente da maioria das criaturas demoníacas, por isso não se importou. O caldeirão de bronze do Rei Wu de Shang — que vinha sendo atormentado implacavelmente por aqueles jovens espíritos e fantasmas — pensou que Wei Yuan havia retornado, mas eram apenas duas mulheres.
O espírito do artefato, o caldeirão de bronze do Rei Wu de Shang, estagnou por um instante e, de repente, achou que ambas pareciam vagamente familiares.
Como o fantasma da água havia recebido anteriormente a “investidura de divindade das águas”, pelo menos a sua aparência de morte não era tão aterrorizante, permitindo-lhe assumir temporariamente a forma de um ser humano normal. Ele tossiu duas vezes e disse com extrema cortesia:
— Que tipo de chá as duas convidadas desejam? Temos aqui chá preto, chá verde, chá oolong, chá de jasmim, chá Longjing...
Nü Jue ficou surpresa e depois sorriu delicadamente:
— Chá verde basta.
A mulher de vermelho disse:
— Chá preto.
— Certo.
O fantasma da água assentiu com presteza.
Pouco tempo depois, foram colocadas sobre a mesa duas garrafas plásticas de quinhentos mililitros de refrigerante, e o fantasma da água apresentou com elegância:
— Seu chá verde, seu chá preto, por favor, sirvam-se à vontade.
O caldeirão de bronze do Rei Wu de Shang sentiu que ia se partir em rachaduras no mesmo instante de tanta raiva.
Quando o fantasma da água se aproximou, o caldeirão não conteve o impulso e pontuou:
— Você não acha que esqueceu de alguma coisa?
O fantasma da água ficou atônito por um momento, depois teve uma epifania. Pegou mais dois copos de papel descartáveis, despejou o chá neles e, curvando-se em continência como um mordomo de Londres, recitou:
— Por favor, senhoritas, sirvam-se à vontade.
O caldeirão de bronze do Rei Wu de Shang: “…………”
O caldeirão de bronze, que com toda a certeza ocupava o posto de patriarca entre as antiguidades, não se conteve mais.
— Esse troço deve ter água na cachola, com certeza.
A alma guerreira do exército da família Qi estava agachada ao lado, mastigando alguma coisa, e perguntou surpresa:
— Como é que você sabe?
Ele respondeu com seriedade:
— Esse sujeito é um fantasma da água, ele ficou encharcado em tudo quanto é lugar.
……………………
Nü Jue, sentindo-se impotente, esboçou um sorriso divertido e disse:
— Traga os utensílios de chá, eu mesma prepararei a infusão.
Embora a arte do chá e práticas semelhantes tenham nascido em eras posteriores, ela sempre aprendia essas coisas com muita rapidez. Seus movimentos eram graciosos e relaxados ao empurrar suavemente uma xícara de chá claro para a frente, dizendo:
— Já ouço falar muito de você, Yu Ji.
— Vieste até aqui para procurar por Yuan?
Yu Ji não demonstrou curiosidade pelo fato de a outra ter reconhecido sua identidade; na verdade, a aura de Jue era ainda mais fácil de identificar do que a sua própria, pois tratava-se da brisa pura e cristalina procedente de Kunlun Xu. Ela colocou a caixa que trazia consigo sobre a mesa, tateando levemente a madeira com os dedos, e ponderou:
— Se ele é a pessoa que fez esta arma reagir, então deve ser ele mesmo.
— Andei pelo mundo dos homens por muitos anos e há muito não via nenhuma mudança nela. Pelo visto, este tal de Yuan de quem você fala deve ser a reencarnação do meu velho conhecido, retornado mais uma vez a este mundo mortal. Vim aqui, em primeiro lugar, para ver este velho conhecido e, em segundo...
— Em segundo lugar, também espero descobrir através dele se há algum motivo e possibilidade para a reencarnação.
Nü Jue franziu o cenho, pensativa:
— Velho conhecido?
Yu Ji não escondeu:
— Deveria ser um inimigo. Mas, passados dois séculos, até mesmo o maior dos ódios acaba se diluindo. Se os restos mortais ainda existissem, creio que ele tampouco guardaria rancor...
…………………
Após passar por um colapso completo em suas crenças internas.
Wei Yuan finalmente conseguiu entregar de volta o “bom vinho” e os mecanismos exigidos por Wuzhi Qi, avisando-lhe em seguida que, embora precisasse de corrente elétrica, havia também o conceito de voltagem, a qual devia ser estável; que habilidades como a magia do trovão serviam primordialmente para ferir e jamais seriam suficientemente estáveis.
Nem sequer sabia quantos por cento daquele sermão o macaco havia absorvido.
Wei Yuan não pôde evitar uma forte dor de cabeça. Abriu o celular e deu uma olhada rápida, deparando-se exatamente com as mensagens enviadas por Nü Jue, descobrindo que a jovem havia despertado de seu sono revigorante. Só então o humor de Wei Yuan se acalmou um pouco. Após desembarcar nas margens do rio Luo, na cidade de Quan, apressou-se em retornar ao museu.
Nesse meio-tempo, a deusa também lhe enviara algumas mensagens informando que havia recebido uma visita.
Depois, chegaram mais notícias: Yu Ji havia vindo rastreando a sua aura para encontrá-lo, parecendo indicar que ele fora um velho conhecido do Rei Hegemônio de Chu e Yu Ji, e mais categoricamente ainda, seu inimigo. Ao ler aquilo, os pensamentos de Wei Yuan travaram por um instante. Se fosse em outros tempos, ele teria dado de ombros com um sorriso, sem dar importância, achando que houvera algum equívoco da parte de Yu Ji.
Chegaria inclusive a supor que tudo decorria do combate contra o Rei Hegemônio no reino ilusório das projeções lunares.
No entanto, após vivenciar o despertar da verdadeira essência espiritual — em especial aquela viagem ao final da dinastia Han Oriental —, Wei Yuan passara a duvidar de si mesmo. Nü Jiao recusava-se a revelar a verdadeira magnitude da eficácia da flor da imortalidade de Kunlun, mas era evidente que isso ocorrera mais de uma vez. Se diziam que existira na fase tardia dos Han Orientais, então a aparição de uma reencarnação espiritual nos estertores da dinastia Qin parecia algo não de todo impossível.
Será que não apenas sobrevivera àquela época, como também lutara contra o Rei Hegemônio?
Pensando na memória em que era sovado pelo Rei Hegemônio dentro da ilusão, Wei Yuan não pôde evitar que uma ideia lhe cruzasse a mente.
Inimigo?
Se alguém lutasse em duelo contra o Rei Hegemônio naqueles tempos históricos, o mais provável era que reencarnasse logo em seguida...
Mas com que propósito Yu Ji trazia consigo a Lança do Rei Hegemônio? Exatamente quando Wei Yuan refletia sobre isso, outra mensagem de Jue chegou silenciosamente: parecia que Yu Ji considerava que o passado já se estendia por milênios e que, mesmo sendo inimigos, tornaram-se velhos conhecidos; não havia inimizade que merecesse ser lembrada por dois mil anos.
Wei Yuan acalmou um pouco o coração. Pensando bem, já que elas haviam vindo, era inevitável encará-las.
Além do mais, e se ele fosse mesmo inimigo do Rei Hegemônio? Afinal, não podia ter sido ele o causador da derrocada daquele soberano.
Como Jue não detectara nenhuma hostilidade em Yu Ji, devia ser digna de confiança. Além disso, no íntimo, Wei Yuan sentia uma certa curiosidade: o que afinal o seu eu do passado havia vivenciado? O inimigo do Rei Hegemônio... Uma ideia absurda surgiu em sua mente: se fosse verdade, quantos golpes ele teria aguentado naqueles anos? Um golpe, ou dois?
Ele desligou o celular, fitou a porta do museu e, após hesitar por um momento, empurrou-a e entrou.
Em meio ao rangido, a porta do museu abriu-se.
Ele viu Jue, vestindo um vestido longo de cor clara e com uma expressão suave e serena.
Viu Yu Ji, trajada de vermelho, estonteante como uma papoula em flor.
Yu Ji ergueu os olhos para encarar Wei Yuan, mas pareceu demonstrar um misto de decepção e estranhamento, pois não conseguira captar nenhuma sensação de familiaridade na pessoa à sua frente, o que parecia indicar que fizera a viagem em vão. E, naquele preciso instante, a caixa que lacrava a arma ancestral emitiu de súbito um rugido estridente.
Em seguida, a caixa foi rasgada pela energia assassina, e a ponta da Lança do Rei Hegemônio rasgou o ar, disparando diretamente contra Wei Yuan.
Aquela intenção assassina extrema não vinha de um ser humano, mas de uma arma com espírito próprio. Wei Yuan recuou meio passo por puro reflexo; a caixa de espadas em suas costas girou e bloqueou o golpe, estilhaçando-se com o impacto. A espada Han de oito gumes caiu cravada no chão, enquanto a espada ritualística de Zhang Daoling flutuava no ar. Estilhaços de madeira voavam por toda parte, e o tinir da arma ressoava límpido e cortante.
Wei Yuan agarrou instintivamente a espada ritualística, desferindo um golpe descendente com toda a força para conter a ponta da lança que restava.
A lâmina vibrou e chocou-se violentamente.
Aquela era uma sede de sangue vinda diretamente da arma. Logo em seguida, dois dedos alvos e delicados pressionaram o fio da lâmina.
Afinal, desprovida de seu dono por mais de dois mil anos, a Lança do Rei Hegemônio acabou contida diretamente pela deusa.
Mesmo assim, continuava a se debater com extrema violência.
Então, a partir da ponta da lança, um fio de energia extremamente tênue invadiu o entrecenho de Wei Yuan, fazendo cintilar diante de seus olhos uma cena curtíssima. Diferente de suas memórias iniciais, e também distinta da imensidão de anos e sentimentos contidos no cajado de nove anéis, não havia herança nem provações; assemelhava-se quase à lembrança ocasional de um acontecimento esquecido.
……………………
O céu estava tingido de vermelho pelo sopro assassino dos estrategistas militares, parecendo a cidade de Xianyang consumida pelas chamas quatro anos antes.
Em uma modesta residência de camponeses.
O homem entregou todo o dinheiro que tinha àquela família, ordenando-lhes que fugissem o mais rápido possível. Em seguida, vestindo trajes simples, aguardou em silêncio. Passados vários dias, enfim eclodiu uma grande batalha no campo de batalha não muito distante. Ele continuou a esperar; pouco tempo se passou até que o som de cascos de cavalos se aproximou.
Eram os subordinados de Jiangdong daquele soberano supremo, embora restassem apenas pouco mais de cem cavaleiros.
Apesar do número reduzido, tratavam-se sem dúvida de guerreiros formidáveis e incomparáveis sob o céu.
Alguém aproximou-se a cavalo e perguntou:
— Velho camponês, sabes para onde vai a estrada principal?
O homem ergueu a mão em silêncio, apontando para a esquerda.
Aquela centena de cavaleiros partiu à desfilada. O terreno ali era acidentado e desviava-se da estrada principal, sendo impróprio para a cavalaria.
Eles precisavam chegar à estrada o mais rápido possível para ganhar velocidade.
E mal sabiam eles que a direção apontada pelo camponês levava a um grande pântano, o que acabaria por permitir que o exército Han os alcançasse. O homem retirou o chapéu de palha em silêncio. Após a morte do Rei Hegemônio, ele conseguira a Lança do Rei Hegemônio e, no local onde o Primeiro Imperador outrora cortara as montanhas, partiu a arma ao meio antes de atirá-la ao chão.
Voltado para a cidade de Xianyang, levou a palma da mão direita ao peito, retirou um pingente de dragão de jade e, curvando a cabeça, murmurou:
— Sua Majestade, o Primeiro Imperador, o tirano que queimou Xianyang está morto...
— Vossa Majestade... descanse em paz. As Planícies Centrais não se fenderam.
Dito isso, jogou o pingente de dragão de jade nas águas do rio Huai.
A visão cessou abruptamente. A ponta da Lança do Rei Hegemônio tornou-se ainda mais furiosa, quase querendo perfurar a pessoa à sua frente. Instintivamente, Wei Yuan desviou o olhar para o pingente de jade em cima do armário de madeira, sentindo sem saber o porquê uma estranha impressão... Parecia haver uma coincidência excessiva ali.
Primeiro obteve o pingente de dragão de jade, depois encontrou a Lança do Rei Hegemônio, ambos girando em torno daquela mesma época...
Poder-se-ia dizer até que havia também o conceito da “pílula da imortalidade”.
Sentindo então aquela aura assassina emanada pela Lança do Rei Hegemônio, a fúria e a hostilidade intrínsecas daquela arma com alma, seus pensamentos retornaram à realidade. Yu Ji também estava perplexa e, com muito custo, conseguiu dominar a ponta da lança. Franzindo o cenho, olhou para Wei Yuan e pediu desculpas com voz suave e pesarosa:
— Ela... há muito tempo não reagia assim.
Wei Yuan desviou o olhar do pingente de jade e respondeu:
— Isto... eu não sei como lhe explicar.
— Será que essa ponta da Lança do Rei Hegemônio quebrou?
Mantendo uma expressão impassível, Wei Yuan apontou para a lança partida e abriu levemente as mãos, dizendo:
— Afinal de contas, sou apenas um jovem moderno de vinte e quatro anos.
A Lança do Rei Hegemônio emitiu um longo e furioso brado.