Capítulo 147: Atualização da Versão, Velhos Conhecidos

O Vilão Grego Canção Noturna das Cordas de Violeta 3019 palavras 2026-04-01 16:29:52

Página (1/3)

Ao cair da noite, no Monte do Deus da Guerra.

Depois de um dia inteiro de trabalho árduo, os sobreviventes de Creta sentaram-se juntos no terreno aberto, esperando que as duas princesas distribuíssem o jantar.

Como um número grande demais de minoicos havia chegado a Atenas de uma só vez, mesmo que o rei ateniense tivesse preparado previamente lugares para acolhê-los, eram apenas abrigos simples, capazes de protegê-los do vento e da chuva. Muitas coisas ainda precisavam ser providenciadas aos poucos.

Por isso, durante algum tempo, aquele grupo de andarilhos ainda teria de se contentar com algumas refeições comunitárias.

Quanto a isso, uma das princesas era prudente e a outra gostava de se ocupar de tudo, mas nenhuma delas tinha objeções.

Héstia, que enfim podia demonstrar seus talentos, era quem mais apoiava a ideia, aplaudindo-a de bom grado.

Embora fosse uma divindade, ela considerava aquelas pessoas comuns, com quem convivera por tanto tempo, seus vizinhos e amigos.

O rei Minos e aquele grupo de guerreiros honrados haviam partido decididos a morrer, mas também era verdade que ela não conseguira estender-lhes a mão no momento crucial.

Por isso, Héstia carregava aquela culpa no coração havia muito tempo.

Agora que tinha a oportunidade de compensar um pouco o que acontecera, entregava-se de corpo e alma ao preparo diário dos pratos, cheia de alegria.

O jantar daquela noite era igualmente farto: carne ensopada, perfumada e fumegante, acompanhada de pão substancioso. As duas princesas encarregavam-se de servir a comida.

Depois de receberem os pratos quentes, os sobreviventes também ganhavam, um a um, uma taça de vinho doce, como recompensa após a refeição.

No início, ao verem descendentes da família real, antes tão elevados acima deles, curvarem-se para servi-los, os minoicos reunidos sentiam-se lisonjeados e desconcertados. Alguns anciãos de mentalidade mais conservadora chegaram a recusar-se terminantemente a aceitar aquilo.

Com o passar do tempo, porém, o povo percebeu que as duas princesas não estavam encenando uma farsa. Aos poucos, relaxaram, e as diferenças de classe foram se dissipando, enquanto os laços de sangue os uniam.

— O vinho é o nosso sangue; por vocês, sacrificaremos nossas vidas.

— Nosso sangue é mais espesso que a água; somos ligados pela mesma linhagem!

Ao beberem aquela taça de vinho, eles reencontrariam, em seus sonhos, os espíritos heroicos que haviam encarado a morte e também os parentes que tinham partido.

Assim, embora fossem pessoas comuns, aqueles que não envergonhavam o sangue que corria em suas veias nem a terra natal que amavam podiam erguer a taça com serenidade e receber aquele presente escarlate.

— Irmã Fédra, sonhei com meu pai.

— Eu também. Mas sonhei com a irmã Sefira, do templo.

— E com o tio Florêncio! No sonho, ele sorriu para mim!

Algumas crianças, jovens demais para conhecer o sabor da tristeza, reuniram-se ao redor da quarta princesa, Fédra, tagarelando sem parar, com os rostinhos cheios de orgulho.

Os adultos que comiam ao redor, ao ouvirem aqueles nomes e aquelas palavras, continuaram mastigando enquanto sorriam com ternura. Não havia no ambiente uma atmosfera particularmente triste.

Os gregos temiam a morte e colocavam tanto o sono quanto a morte sob a administração do mundo subterrâneo.

Página (1/3)

Página (2/3)

Eles, porém, eram diferentes.

Como dissera o escriba, a vida era um trabalho e uma provação, durante a qual só se podia obter breves momentos de descanso. O fim da jornada, a morte, era o repouso eterno.

Depois que morressem, a deusa da noite os conduziria ao mundo dos mortos.

Ali corria um grande rio negro, cujas águas turbulentas carregavam as dores do mundo dos vivos.

Depois de atravessá-lo, havia uma vasta planície cinzenta, chamada Campos da Verdade. Dali partiam dois caminhos: um levava ao lugar da felicidade, os Campos Elísios; o outro, ao lugar do sofrimento, o Inferno do Tártaro. Diante do tribunal situado nos Campos da Verdade, as almas recebiam o justo julgamento.

O amado rei Minos examinaria seus méritos e crimes em vida e proferiria uma sentença imparcial.

Os culpados receberiam no inferno punições de diferentes graus, conforme seus delitos. Já os inocentes poderiam viver nos belos e pacíficos Campos Elísios, desfrutando de uma existência tranquila e feliz, sem jamais lhes faltarem comida ou roupas.

Por isso, em comparação, a morte não era assustadora. A vida, sim, era uma longa e penosa jornada que exigia perseverança.

— Irmã Fédra, quero encontrar papai logo. Será que eu poderia...

A criança que liderava o grupo disse algo chocante e ergueu a cabeça, olhando com expectativa para a princesa Fédra, sacerdotisa-chefe do deus do vinho.

— Não! De jeito nenhum!

A princesa Fédra balançou a cabeça com firmeza, rejeitando aquela perigosa ideia. Segurou os ombros delicados da criança e a aconselhou com solenidade:

— O suicídio sem sentido é um ato vergonhoso, desprezado pelo deus Dionísio! Isso significa pisotear a própria vida e recusar-se a enfrentar as provações da existência. Pessoas assim só merecem permanecer no inferno!

— Se quiser reencontrar seu pai nos Campos Elísios, você precisa se esforçar para viver bem e esperar até completar a jornada da sua vida. Só então poderá erguer o peito com orgulho diante de seus entes queridos e dizer ao juiz e à sua família que não desobedeceu aos ensinamentos dos deuses, nem desperdiçou o tempo que lhe foi concedido. Entendeu?

As palavras simples e claras saíram da boca da jovem. A criança escutou cada uma delas e, aos poucos, compreendeu. A desolação em seus olhos foi substituída pela determinação, e ela assentiu repetidamente, prometendo à sacerdotisa:

— Sim! Vou viver bem, cuidar da mamãe e da minha irmãzinha. Não vou decepcionar papai nem os deuses!

Vendo que a criança havia compreendido, a princesa Fédra assentiu, satisfeita, e afagou-lhe a cabeça, sentindo uma profunda realização.

Assim como os minoicos, que ultimamente sonhavam com frequência, ela também sonhava.

E, além do pai que ocupava todos os seus pensamentos, havia também o enigmático, misterioso, alto e belo deus do vinho.

Nos sonhos, ele frequentemente lhe ensinava histórias e princípios estranhos, pedindo que os transmitisse aos compatriotas de Creta.

Fédra decidira experimentar. Para sua surpresa, depois de ouvirem aquelas palavras, o estado de espírito dos companheiros melhorou nitidamente. Aos poucos, eles saíram da dor e da confusão, passando a viver com mais coragem e entusiasmo.

A criança que acabara de pensar em morrer havia recuperado a esperança na vida. Não poderia haver exemplo melhor.

— Sim... O deus do vinho deve ser uma pessoa maravilhosa e muito bonita!

Página (2/3)

Página (3/3)

Observando os compatriotas beberem o vinho e descansarem uns junto aos outros, levemente embriagados, com sorrisos felizes nos rostos, a quarta princesa sentiu-se bastante orgulhosa e não conseguiu evitar um murmúrio:

— Ele certamente é o melhor e o mais belo de todos!

Ao mesmo tempo, no andar superior, o escriba observava tudo através da janela. Ao ouvir aquela divagação infantil, não pôde deixar de balançar a cabeça e sorrir.

Tanto o culto de Orfeu, que existia em sua memória como a religião do corpo original, quanto o culto do deus do vinho, agora completamente transformado, compartilhavam uma característica central em seus ensinamentos.

Ambos aconselhavam as pessoas a se entregarem aos prazeres da vida, mas não a agirem de maneira insensata. Era preciso respeitar os preceitos e amar a própria existência.

Era possível escolher tornar-se um herói que realizava grandes feitos; podia-se escolher ser um viajante que conquistava montanhas e mares; ou ainda trabalhar ao nascer do sol e descansar ao cair da noite, sentindo, numa vida tranquila, o calor dos laços familiares...

Não importava qual fosse a escolha. Se alguém conseguisse viver bem e manifestar seu verdadeiro eu, não haveria distinção entre nobreza e insignificância, nem essa pessoa trairia os ensinamentos dos deuses.

Esses eram os princípios que Lorne transmitia à sua sacerdotisa-chefe do deus do vinho durante os breves momentos em que entrava em seus sonhos. Por meio dela, tais ensinamentos alcançavam cada vez mais minoicos.

O resultado era evidente. Aquele consolo espiritual permitira que os minoicos, que acabavam de sofrer a dor de perder sua pátria, superassem rapidamente a tristeza e se dedicassem por inteiro à reconstrução e à preservação de sua civilização.

Ao mesmo tempo, fornecia uma enorme quantidade de poder da fé a Lorne, o deus do vinho, cujo nome era constantemente pronunciado pelo povo.

No interior escuro da casa, uma mão branca se abriu. Um intenso fluxo de luz dourada reuniu-se na palma, quase como uma substância concreta.

Diante daquela colheita promissora, Lorne assentiu levemente, satisfeito, enquanto brincava com o dado de doze faces feito de serpentinita e adornado com padrões de serpente.

Era preciso admitir que, para fazer os fiéis aceitarem de coração os ensinamentos divinos, ele devia muito à eficiência da deusa da feitiçaria que governava o mundo dos mortos.

Em apenas um ou dois dias, o rei Minos e os espíritos heroicos que haviam tombado em batalha já tinham começado a assumir seus postos, formando o tribunal do além e transmitindo notícias aos sobreviventes de Creta por meio dos sonhos.

Com esse auxílio, o conceito triplo de Inferno, Purgatório e Paraíso, criado por Lorne, também se enraizou rapidamente no coração do povo.

Os sobreviventes acreditavam cada vez mais que tudo aquilo era obra do deus do vinho. Seguiam com seriedade a orientação daquela divindade benevolente, livravam-se do peso em seus corações e passavam a amar ainda mais a própria vida.

Naturalmente, aquelas ovelhas domesticadas também forneciam, nesse processo, uma quantidade imensa e pura de poder da fé aos deuses.

Lorne contemplou a terra sob seus pés, ligada ao mundo dos mortos, e depois ergueu os olhos para o Monte Olimpo, oculto entre as estrelas. Os cantos de seus lábios se elevaram num sorriso de escárnio.

O medo e a escuridão não eram a única forma de fazer a vida reverenciar e seguir alguém.

O calor e a luz também podiam levar as mariposas a lançarem-se voluntariamente ao fogo, oferecendo a própria vida!

Portanto, estava na hora de atualizar a versão da fé, seus velhos fósseis!

Fim do capítulo

Endereço mais recente da Rede de Literatura em Português

Página (3/3)