Capítulo Trinta - Chegou a Hora
— Liu Yuexiang, tens alguma injustiça a clamar?
Mal terminei a pergunta, ouvi o lamento de Liu Yuexiang enquanto ela se atirava aos meus pés, prostrada.
— Esta humilde mulher tem, de fato, uma injustiça que clama aos céus. Peço aos senhores que sejam os juízes da minha causa...
Contudo, antes que ela pudesse concluir, os dois pequenos bonecos de papel no incensário saltaram subitamente para fora.
— Liu Yuexiang, todas as coisas no mundo seguem a lei de causa e efeito. Não te atrevas a prejudicar os outros ou a ti mesma criando confusões infundadas!
A reprimenda severa do boneco com chifres de boi fez com que a mulher contivesse o choro instantaneamente, sem ousar levantar a cabeça. O mesmo boneco voltou-se então para Gudengzi e disparou:
— Gudengzi, por que nos fizeste trazer Liu Yuexiang? Os assuntos do mundo dos vivos já são por si só um emaranhado impossível de desenredar; por que te intrometes agora nos negócios do submundo?
Ao ver a irritação da entidade, Gudengzi, amedrontado, piscou-me freneticamente, sussurrando:
— Aconselho que não perguntem mais nada. Envolver-se demais só traz problemas. Se estes dois mensageiros do além se enfurecerem e decidirem nos abandonar, não me culpem...
Diante do aviso, nem eu nem Meiniang ousamos insistir. Afinal, estávamos na posição de quem precisa de favores.
Gudengzi, percebendo a situação, continuou:
— Agora está esclarecido. O corpo de Liu Yuexiang ainda conservava os seis espíritos vitais, razão pela qual, ao ser amarrada com fios vermelhos pelo ritual da doninha, a sua humanidade foi reativada. Senhorita Bai, os artefactos mágicos servem para combater demónios e seres malignos; contra um cadáver que se comporta como vivo, tais métodos são ineficazes.
Meiniang assentiu e perguntou a Liu Yuexiang:
— Liu Yuexiang, a doninha usou um feitiço de morte fingida para te prejudicar. Ela deve estar escondida num local de extrema energia yin que satisfaça as condições para tal feitiço. Sabes o paradeiro dela?
Liu Yuexiang assentiu prontamente:
— Sendo eu a vítima, sou quem melhor sabe onde se esconde a doninha que me lançou o feitiço... Posso levar-vos até lá...
— Então dize-lhes onde é! — interrompeu o boneco de chifres de boi, cortando a fala da mulher.
Os espectros temem os mensageiros do submundo; com aquela ordem, como poderia ela continuar? Contudo, aproveitando um momento de distração das entidades, notei que ela me lançava olhares furtivos, carregados de uma angústia profunda, como se buscasse socorro. Era evidente que ela ainda tinha algo a dizer.
Sentindo algo estranho, intervi:
— Isso não serve. Se o que ela disser for mentira, perderemos a nossa única pista.
O boneco de face equina enfureceu-se:
— Estás a dizer que nós, mensageiros, não temos palavra? Pergunta a Gudengzi quantas maldades já fizemos por ele e se alguma vez falhámos com a nossa palavra...
Sorri, apressando-me a explicar:
— Sei da vossa reputação, mas quem pode garantir que Liu Yuexiang esteja a colaborar de boa vontade?
— Se ela não obedecer, trataremos de a castigar quando voltarmos! — rugiu o boneco de chifres de boi, fazendo a alma de Liu Yuexiang estremecer.
Era óbvio que, no submundo, aquela pobre alma sofria constantemente sob o jugo dos mensageiros. Apontei para a pilha de oferendas de papel atrás do altar e disse:
— Senhores, estes itens do além não são baratos no mundo dos vivos. Diz-se que os mortos são mentirosos; se Liu Yuexiang nos estiver a enganar, o nosso prejuízo será enorme.
— O que pretendes, então? — perguntou o de chifres de boi, impaciente.
— Que nos emprestem o espírito de Liu Yuexiang por uma noite. Ela guiar-nos-á até à doninha. Antes do amanhecer, trarei a alma de volta ao Templo do Deus da Cidade.
— Isto... — hesitou o mensageiro. — E se não a trouxerem de volta? Os humanos são tão mentirosos que conseguem enganar até os próprios mortos!
Apontei para Gudengzi, que permanecia junto ao altar, e ri:
— Gudengzi está aqui, não está? Se não devolvermos a alma, podem levá-lo como garantia.
— Vocês não têm escrúpulos? — protestou Gudengzi, furioso. — Ajudo-vos e agora querem usar-me como refém?
Meiniang sorriu:
— Fica tranquilo, antes do amanhecer ela estará de volta. Acha mesmo que o trocaríamos por uma alma do submundo? Será que vale tanto assim?
Dito isto, Meiniang voltou-se para os bonecos de papel e, em sinal de respeito, prometeu:
— Senhores mensageiros, sejam compreensivos. Se tivermos sucesso, pagarei o dobro pela vossa ajuda!
Ao perceber que o negócio era vantajoso, após alguma hesitação, os dois bonecos anuíram. Meiniang retirou da sua bolsa um pequeno guarda-chuva de papel preto, do tamanho de uma palma. Abriu-o e chamou suavemente por Liu Yuexiang; num instante, um fio de alma ressentida deslizou para dentro do guarda-chuva.
De dentro do objeto, a voz de Liu Yuexiang ecoou:
— Eu guiar-vos-ei. Sigam-me...
O pequeno guarda-chuva ergueu-se no ar, levado por uma brisa gélida, e começou a flutuar à nossa frente. Para evitar que Gudengzi tramasse algo, deixámos Li Jin'ao, que já estava com dificuldades de locomoção, no Templo do Deus da Cidade para vigiá-lo. Em seguida, Meiniang e eu, acompanhados pela viúva Song e Guo Shuaiyin, partimos na carruagem. Como ambas estavam envolvidas no caso, a presença delas era indispensável.
Para nossa surpresa, o guarda-chuva conduziu-nos de volta ao cais. Ao reconhecer a rua movimentada onde eu montava a minha banca de adivinhação, não pude deixar de comentar:
— Com razão a doninha sabia de cada passo nosso. Ela escondia-se aqui, na zona do cais.
Meiniang, porém, franziu a testa:
— É estranho. Ela esteve aqui todo este tempo a atormentar a viúva Song, como pude não sentir nada? Especialmente nos dias em que a viúva era perseguida pelo velho Imortal Tartaruga, passávamos o dia todo pelo restaurante; por que não detetámos o menor sinal de aura maligna?
Pensei um pouco, mas também não encontrei resposta. O caso da doninha era, de facto, bizarro. Somente encontrando-a poderíamos resolver todos os mistérios.
Nesse momento, o guarda-chuva caiu subitamente no chão. Meiniang puxou as rédeas e a carruagem parou bruscamente. Uma nuvem de fumo branco dissipou-se do objeto, revelando a figura de Liu Yuexiang, prostrada.
— Liu Yuexiang, o que fazes? — perguntou Meiniang.
A alma soluçou:
— Agradeço aos jovens mestres por me retirarem da vigilância daqueles mensageiros! Fui vítima de violação e assassinato, uma morte miserável. Peço aos senhores que façam justiça por mim...
Eu já suspeitava que ela tinha algo a pedir e, sem me surpreender, perguntei:
— Liu Yuexiang, diz-me o que te aflige. Na verdade, sempre me intrigou como os teus seis espíritos vitais permaneceram no teu corpo mesmo após a morte. Alguém terá usado uma arte maligna contra ti?
Ela assentiu:
— O meu inimigo temia que eu me vingasse. Após me matar, realizou um ritual que selou o meu corpo e aprisionou os meus seis espíritos. Sem eles, a minha alma errante não tem consciência, as minhas memórias estão incompletas e sou incapaz de buscar vingança.
— Então, nem sequer sabes quem te matou? — perguntou Meiniang.
Senti um aperto no peito. Se nem ela sabia quem era o culpado, como poderíamos nós fazer justiça?