Capítulo 32: Artimanhas
Noite. Um dos navios de carga da família Wang estava parado à margem. O barco não transportava mercadorias nem pessoas; eu estava completamente sozinho. Sentado em uma cadeira de madeira dentro da cabine, o único brilho vinha de algumas luzes externas e da lâmpada incandescente do interior.
As águas do rio fluíam lentamente, fazendo o casco balançar e emitir um som de atrito contra a proteção de ferro do cais. Do lado de fora, ouvia-se apenas o lamento do vento e o ocasional apito de algum navio cargueiro passando.
Cruzei as pernas na cadeira e estendi o rolo de pintura sobre o painel à minha frente, observando silenciosamente a mulher retratada. Seus olhos eram belíssimos, serenos como um poço sob o luar; bastava um descuido para que alguém se perdesse neles.
Como se atravessasse montanhas e rios ou adentrasse o submundo, uma névoa branca surgiu diante de mim. Uma gota de tinta preta caiu sobre a pintura, dissipando o nevoeiro e me transportando para outro reino.
Ali, uma brisa suave soprava e a água corria gentilmente do lado de fora da janela. Um aroma inebriante de sândalo misturado com o perfume de uma virgem invadiu minhas narinas. Ao olhar, vi através da janela da pintura uma névoa tênue ao longe e o movimento do lago próximo, uma sensação de profundo conforto percorrendo todo o meu corpo.
A mulher estava sentada no divã junto à janela, ocultando metade do rosto com um véu de seda bordado. Com um sorriso radiante, ela disse: "Meu senhor, esperei por muito tempo."
Eu a observava sem emitir som. Ela não se apressou; apenas pegou algumas folhas de chá e as colocou no bule, exibindo sua perícia na arte do preparo. Permaneci sentado, observando cada movimento.
Após servir o chá, ela se levantou e caminhou para o lado, despindo-se do véu fino. Seus ombros, brancos como jade, ficaram expostos. Ela se virou e caminhou lentamente em minha direção, sorrindo abertamente: "Meu senhor, você me assustou."
Inclinei a cabeça, intrigado: "Ah? Como assim?"
"Hoje, durante o dia, você disse que me queimaria. Pensei que meu fim tinha chegado. Por que não o fez?"
Abri um sorriso: "Porque sou benevolente."
Ela estendeu seus dedos longos e me deu um leve toque: "Que detestável, não leva nada a sério. Acho que você só quer me desfrutar. Esta noite, vou servi-lo bem."
Fingi desfrutar do momento ao aspirar o perfume da bainha de seu vestido e fechei os olhos: "Mas, e se eu já tiver uma esposa?"
"Ora, as flores silvestres são sempre mais perfumadas que as do jardim. Além disso, sua esposa é apenas uma humana; como poderia ser tão encantadora quanto eu?"
Ela não demonstrava qualquer pudor ou tentativa de esconder sua verdadeira natureza. Levantei a mão e acariciei seu rosto: "Com tamanha beleza, por que servir àquele gordo desgraçado?"
Ao mencionar isso, ela segurou minhas mãos, olhando-me com olhos marejados. "Meu senhor, não tive escolha."
Devo admitir que, com aquele rosto e aquela expressão, nenhum homem seria capaz de recusar. Ela aproveitou a deixa, guiou minha mão até o próprio peito e perguntou: "Meu senhor, você pode me proteger?"
Não respondi, apenas a observei. Ela me conduziu ao leito e enlaçou meu pescoço. "Meu senhor, vou servi-lo bem esta noite."
No momento em que ela tentou me derrubar, fiz um sinal com a mão. Ela hesitou e colou-se a mim. Baixei a voz e disse: "Só queria te avisar que você está perdida."
Dito isso, abri subitamente a mão direita. O Selo de Supressão do Mal, desenhado previamente na palma, irrompeu e atingiu diretamente o espírito maligno.
"Morra!"
O fantasma foi arremessado para longe. Sua expressão tornou-se feroz e, com um grito estridente, tudo ao redor começou a desmoronar. Pisquei os olhos e me vi de volta à cabine.
A lâmpada piscava e as janelas de vidro vibravam com o vento, como se mãos invisíveis as golpeassem. Olhei para fora e vi que o espírito já havia surgido no convés. Soltei um bufo frio, chutei a porta e saí.
"Quem é você, afinal? Por que persegue a família Wang?"
O espectro já não exibia sua beleza original; agora tinha o rosto pálido e presas afiadas, com olhos que destilavam sangue, uma visão aterrorizante.
O fantasma não respondeu. Sacudiu as mangas, fazendo o barco balançar violentamente enquanto a água do rio espirrava, como se quisesse virar a embarcação. Diante de seus truques, permaneci inexpressivo.
Ao notar que não sentia medo, o espírito pareceu se esforçar ainda mais, a ponto de o barco quase tombar. Ouvindo o casco bater contra a margem, estreitei os olhos, avancei rapidamente e, murmurando o Decreto de Supressão de Fantasmas, atingi sua testa com um tijolo.
Ela não esperava que um simples tijolo pudesse feri-la e não se esquivou. No entanto, no instante do impacto, uma força avassaladora emanou do objeto, arremessando o espectro para o alto. Ao cair, percebeu que seu corpo estava imobilizado.
Este era o primeiro decreto dos Sete Mandamentos de Matança de Deuses e Demônios: o Decreto de Supressão de Fantasmas. Qualquer espírito com energia espiritual inferior à minha seria temporariamente contido e perderia seus poderes.
O espírito tentou se levantar, mas eu já havia tomado a pintura em minhas mãos.
"Se não me engano, você não pode deixar o rio, certo? Só consegue se manifestar em lugares onde a energia Yin é predominante, como este barco?" Dito isso, levei a pintura até a borda. "Sei que não posso queimá-la aqui, mas, se eu a levar para a terra firme, você ainda terá alguma utilidade?"
O espírito soltou um rugido estridente, mas não ousou se mover.
Disse friamente: "Já que veio, pare de se esconder. Apareça!"
Nesse momento, ouvi passos ecoando no convés. Virei-me e vi um homem saindo de trás da cabine, vestindo uma capa de chuva preta e um chapéu cônico da mesma cor. Estreitei os olhos e fixei meu olhar nele.
"Por que você quer prejudicar a família Wang?"