Capítulo 20
Página 1/3
— Se Vossa Majestade não tiver mais nada a tratar, eu retornarei à mansão — disse Yan Heng com voz calma, ao notar que os dois permaneciam em silêncio.
No entanto, ao observar Yun Chong, Yan Heng não pôde deixar de estreitar os olhos. Sobre os acontecimentos daquele dia, Yun Chong não o repreendeu; ao ver as provas, não demonstrou surpresa, evidenciando que já sabia, mas ainda assim fingiu uma raiva extrema, permitindo que Xie Jing se afastasse, numa clara intenção de protegê-lo.
Em um instante, Yan Heng compreendeu.
Yun Chong continuava sendo o mesmo Yun Chong, um espectador sentado na montanha assistindo ao duelo dos tigres, apenas desejando colher os frutos da disputa.
Entretanto, sua generosidade com Xie Jing era notável: sabendo que ele não lhe era fiel, ainda assim ampliava seu poder, apenas para garantir que alguém no governo pudesse rivalizar com ele.
Mas por que, então, Yun Chong era tão cruel com aqueles que lhe eram leais?
***
Hoje não nevou, mas um vento forte soprava. Yan Heng permanecia de pé diante do portão do palácio, deixando o vento frio e a areia que entrava nos olhos turvarem sua visão. Por um breve momento, ele pareceu ver diante de si a imagem de uma jovem radiante, que o sorria olhando para cima.
Ele ficou momentaneamente distraído, estendendo a mão para alcançá-la, mas a figura desapareceu sem deixar vestígios. Yan Heng ficou imóvel por um instante, então fechou os olhos lentamente.
Em que estaria pensando?
— Príncipe, vamos voltar à mansão — disse Hei Feng, preocupado que as feridas de Yan Heng piorassem com o vento, tomando coragem para se aproximar.
Yan Heng abriu os olhos e olhou para Hei Feng:
— Obrigado pelo esforço.
Isso assustou Hei Feng, que imediatamente abaixou a cabeça. Não era de se admirar sua timidez, pois, após tantos anos ao lado de Yan Heng, ele jamais o vira agir assim... tão gentil.
Quando aquela palavra surgiu na mente de Hei Feng, seu corpo pareceu flutuar. A princesa havia dito que “gentileza” era uma qualidade das donzelas; se Yan Heng soubesse que ele usava essa palavra para descrevê-lo, talvez o batesse até a morte.
Hei Feng tentou dizer algo, mas ao levantar o olhar viu Yun Chong parado sobre as muralhas, observando seu senhor. Ele franziu as sobrancelhas e alertou Yan Heng em voz baixa.
Yan Heng ergueu a sobrancelha, virou-se para olhar. Seus olhos se cruzaram com os de Yun Chong, mas nenhum falou nada. Eles já não eram mais como antigamente; agora ele era o imperador, e Yun Chong seu súdito, e Yan Heng não mais considerava o imperador sobre as muralhas.
Ele passou os dedos sobre o pingente de jade preso à cintura, soltou uma risada irônica, montou no cavalo, arrancou o pingente e o lançou para trás.
Ele não se importava em ser mais audacioso.
Naquele ano, quando Yan Heng retornou vitorioso, Yun Chong havia pessoalmente gravado um pingente de jade para presenteá-lo, garantindo-lhe vitórias e segurança a cada ano. Desde então, Yan Heng sempre o carregava consigo nas campanhas.
Neste ano, ao jogar o pingente fora, eles deixaram de ser irmãos.
Ou talvez, nunca mais o foram.
Desde aquele episódio, nada mais foi como antes.
***
Na mansão do primeiro-ministro, já haviam pendurado lanternas brancas e tecidos preto e branco nos pátios, imbuindo o ambiente de um ar sombrio.
No salão principal, ecoavam lamentos.
Yun Chong, ao menos, deu a Xie Jing alguma dignidade, convocando todos os príncipes e princesas.
Xie Jing, por sua vez, não foi até a residência do chefe do Tribunal da Justiça; afinal, conhecia bem seu filho e o odiava por ser um civil. Por mais poder que Yun Chong lhe desse, nunca seria tão forte quanto Yan Heng, que tinha exército.
Observando o caixão de Xie Lin, ele tomou uma decisão: iria enfrentar Yan Heng.
Afinal, ele não temia um mero jovem inexperiente; não seria como Yun Chong, tão submisso, que vivia às voltas com o humor do imperador, envergonhando a todos.
***
No silêncio da noite, Xie Tanyou repousava junto à janela, a testa coberta por um suor frio.
Mais um sonho repetido.
A única diferença era que desta vez viu seu primo Wen Lin.
No sonho, o primo estava vivo, retornara e, sozinho, assumira o comando do Generalato do País, tornando-se o grande general que sempre quisera ser, aparentemente casado, mas o final não era feliz.
Ela viu sangue.
Xie Tanyou fechou os olhos, sem entender por que continuava a ter esses sonhos. Seria porque sentia muita falta do primo ou porque sua doença piorava, trazendo pesadelos incessantes?
Ao perceber algo, abriu os olhos e viu um par de olhos bonitos, porém frios.
Assustada, levantou-se de um salto e indagou instintivamente:
— Por que você está aqui?
Sua voz tremia incontrolavelmente.
— Você tem medo de mim? — Yan Heng perguntou, notando o leve tremor do corpo dela.
— Não — respondeu ela.
O choque de presenciar a morte de Xie Lin a deixou assustada; ninguém reagiria bem ao ver alguém morrer diante de si, ainda mais sem preparo. Naquele momento, sua única reação ao olhar para Yan Heng foi medo.
Agora, vendo uma leve insatisfação em seu rosto, ela apressou-se a explicar para evitar mal-entendidos:
— Tenho medo de que alguém no pátio da frente o veja.
— Ah? Você não tem medo?
— Ele me maltratava, por isso você o matou — disse Xie Tanyou. — Você me protege, então como poderia temer você?
Página 2/3
— Não seja presunçosa — Yan Heng respondeu friamente. — Eu apenas o desprezava.
Xie Tanyou sentiu as bochechas arderem. Ela não compreendia Yan Heng; suas emoções mudavam rapidamente. Às vezes, ele a odiava profundamente, mas noutras, ao olhá-la, havia um brilho tênue de ternura em seus olhos, que ela percebia claramente.
Essa pessoa parecia ter transtorno de personalidade.
Após um longo silêncio, Yan Heng disse:
— Amanhã, a mãe da rainha irá ao Templo do Dragão Azul.
Xie Tanyou respondeu prontamente:
— Acompanharei a rainha para encontrar o Mestre Kong Jing.
Yan Heng murmurou um leve “hm” e a observou por um tempo. Os olhos dela estavam arroxeados, provavelmente porque há muito não dormia em paz.
— Vá dormir — ordenou ele.
— Está bem — concordou Xie Tanyou. — Tenha cuidado ao voltar sozinho para a mansão.
Sob a luz do luar, seu rosto pálido e seus olhos límpidos fitavam Yan Heng. Ele a olhou brevemente antes de baixar o olhar e se afastar.
Xie Tanyou voltou para a cama, achando que não conseguiria dormir, mas mal repousou a cabeça no travesseiro quando ouviu o som familiar de uma flauta.
Aquele som...
Durante os três anos no Templo do Dragão Azul, sempre que acordava assustada pelos pesadelos, era esse som de flauta que a acompanhava até o amanhecer.
Ao ouvi-lo novamente, ela quis se levantar para procurar a origem, mas estava tão exausta que não conseguiu abrir os olhos, adormecendo profundamente, livre dos pesadelos.
A flauta ecoou durante toda a noite.
Ao despertar no dia seguinte, sentiu o corpo cansado mais leve, e a gingko, soprada pela brisa, entrou pela janela. Ao vê-la acordada, sorriu:
— Senhorita, hoje parece estar muito melhor.
— Ontem à noite, você ouviu a flauta? — perguntou Xie Tanyou.
— Não — respondeu a gengibre.
Xie Tanyou assentiu, sem insistir, apenas dizendo:
— Hoje iremos ao Templo do Dragão Azul.
Ela saiu pela porta dos fundos da mansão. Como havia um velório, muita gente entraria pela porta principal, e ela queria evitar problemas desnecessários.
Ao encontrar a carruagem com o emblema da Mansão do Príncipe Yan, hesitou por um instante, surpresa por Yan Heng estar esperando por ela ali, justamente na porta dos fundos.
Como ele sabia que ela sairia por ali?
Xie Tanyou imaginava que Yan Heng, um homem como ele, provavelmente não acreditava em budismo e não iria ao templo.
Hei Feng, ao vê-la, saltou da carruagem e abriu a cortina, fazendo um gesto convidativo.
Ela assentiu, entrou na carruagem e viu Yan Heng repousando com os olhos fechados; então, sentou-se silenciosamente em frente a ele.
A viagem do palácio até o Templo do Dragão Azul levava pelo menos meia hora. Xie Tanyou recostou-se na carruagem, com os olhos bem abertos, pensando que Mestre Kong Jing raramente recebia estranhos, e que tomara a decisão de ir sem consultá-lo — não sabia se ele ficaria irritado.
Lembrou-se de quando, ainda criança, vira o gentil Mestre Kong Jing franzir o cenho enquanto soprava o bigode; embora um pouco travessa, não resistiu e sorriu.
Yan Heng abriu os olhos lentamente.
Era a primeira vez em quase um mês que via Xie Tanyou sorrir com tanta sinceridade.
Quando ela sorria, seus olhos arqueavam, formando um rosto muito belo.
Yan Heng não disse nada, apenas a observou, perdido em pensamentos. Seus olhos se aprofundaram, como se enxergasse algo nas memórias mais íntimas dela.
— Por que você nunca sorri? — perguntou ela.
— Se não é engraçado, por que sorrir? — respondeu ele.
— Mas eu sorri.
— E daí?
— Por isso, você deve sorrir comigo, ser feliz comigo.
— Hahahahaha, estou realmente muito feliz!
— Eu não mandei você rir assim.
— Então, minha pequena Tanyou, me ensina a rir direito.
— Eu não sou pequena!
— Mas você é meio palmo mais baixa que eu.
— Cai fora! Hoje não quero mais ver você!
— Então não tenho jeito, não posso ir embora.
— Por quê?
Página 3/3
— Porque, se eu for embora, minha Tanyou ficará com medo sozinha.
A carruagem parou de repente, tirando Yan Heng de seus pensamentos. Xie Tanyou quase perdeu o equilíbrio e caiu para fora, mas ele rapidamente a segurou, evitando o acidente.
— Burra! Nem consegue se segurar numa carruagem — resmungou ele friamente, descendo do veículo.
Xie Tanyou ficou confusa; não entendia por que ele estava irritado, pois não tinha feito nada. Com dúvida, levantou a cortina e ficou ainda mais intrigada.
Yan Heng continuava ao lado da carruagem, estendendo a mão.
Após um longo momento sem que ela descesse, ele olhou para trás e franziu a testa:
— Quer que eu te chame para descer?
Xie Tanyou despertou e colocou a mão no braço dele, descendo lentamente.
Enquanto caminhava ao lado dele, olhou para Yan Heng várias vezes, querendo falar, mas calava-se.
Por que ele sempre parecia tão severo, se na verdade não era uma pessoa má?
Ao chegarem à porta do templo, Yan Heng parou.
— A mãe da rainha já está lá dentro — informou ele.
— Você não vai entrar? — perguntou Xie Tanyou.
— Não.
Ela não insistiu, apenas assentiu, levando a gingko e entrando no Templo do Dragão Azul.
Diariamente, o templo recebia uma multidão de fiéis, e Xie Tanyou evitava os locais mais cheios. No meio do caminho, lembrou-se de nunca ter visto Meng Nanxi, apenas ouvira falar dela.
Com tanta gente, como poderia encontrá-la?
De longe, viu o bambu roxo balançando ao vento e teve uma ideia: primeiro procuraria o Mestre Kong Jing para explicar a situação e, se ele concordasse, mandaria um jovem monge convidar Meng Nanxi.
Meng Nanxi já havia visitado o templo várias vezes; certamente o monge saberia onde encontrá-la.
Quando chegou ao pátio onde o mestre residia, o encontrou sentado sozinho sob uma árvore. Não havia guardas ou impedimentos, e duas xícaras de chá quente estavam sobre a mesa.
Ela arqueou as sobrancelhas, pensando se ele já sabia que viria.
Entrou e sentou-se diante do mestre.
— Mestre, quero encontrar alguém — disse direto.
— A velha princesa Yan? Meng Nanxi? — sorriu o mestre Kong Jing.
Xie Tanyou ficou surpresa com sua precisão.
Quando ia explicar melhor, ele continuou:
— Ela saiu pouco antes de você chegar. Não a encontrou no caminho?
Ela ficou ainda mais surpresa.
Então percebeu que o chá à sua frente estava pela metade.
Aquela dúvida crescia em seu coração.
Já a vira? Mas não costuma receber estranhos...
O mestre explicou:
— Ultimamente, ela tem me visitado com frequência, então a recebi. Você veio aqui justamente por isso, não é?
— Mestre, você é realmente perspicaz.
O mestre Kong Jing sorriu, como se visse a travessa Xie Tanyou de anos atrás, que sempre brincava com ele. Imitando seu antigo tom falso de humildade, disse:
— Não é nada demais.
Xie Tanyou também sorriu.
Depois do riso, seu rosto ficou sério:
— Mestre, por que, se alguém sonha repetidamente o mesmo sonho, isso acontece?
— Que sonho?
— Não sei explicar direito. Não é exatamente um pesadelo, mas tudo é confuso, como se fossem memórias perdidas, embora eu nunca tenha sofrido amnésia.
— Então por que não pensa de outra forma?
Xie Tanyou olhou para ele, cheia de dúvidas.
O mestre respondeu:
— Talvez não seja um sonho, nem uma memória perdida.
— Então o que seria? — perguntou ela, ansiosa.
— Vidas passadas e presentes.
Sua voz era lenta e profunda:
— Sonhos de vidas passadas indicam que você tem um apego muito forte a elas, ou talvez alguém esteja esperando por você, atravessando os portões do submundo apenas para chamá-la de volta.