Capítulo 33: Um calor há muito esperado

Todos reencarnaram, por que você ainda está forçando um casamento? Não fique choramingando aqui. 2956 palavras 2026-07-30 23:18:09

Chen Xu, por sua vez, não tinha a menor ideia das mudanças nas questões premiadas. Antes da definição final, os organizadores não tinham como informá-lo antecipadamente sobre as decisões.

Na verdade, mesmo que soubesse, ele não se importaria muito. Para ele, o que importava era o dinheiro; fosse o pagamento pelo trabalho na AK, o prêmio das questões ou o valor pela revisão, tudo era a mesma coisa. Enquanto ele ainda explicava as questões para Lin Xingyi, o pagamento enviado por Renqing já havia caído na conta.

Contudo, Chen Xu não tinha como verificar, pois o número da conta que fornecera era de seu pai — a mesma conta que ele decorara de tanto enviar dinheiro em sua vida passada.

Pois é, ele não tinha um cartão bancário próprio. Para ser preciso, não tinha apenas o cartão; ele não tinha nem documento de identidade. Afinal, para que precisaria de um documento em uma cidadezinha do interior? Antes dos dezoito anos, era quase impossível viajar para longe. O lugar mais distante que visitara fora a sede do município, onde, para comprar uma passagem de ônibus, bastava entregar o dinheiro e subir no veículo.

Quanto às outras situações... Chen Xu só conseguia pensar em alugar um quarto de hotel. Mas, obviamente, a grande maioria dos estudantes nunca passaria por isso. Portanto, não ter documento era o normal. Em suas lembranças, a escola avisava sobre a emissão dos documentos antes do vestibular, e todos iam ao posto policial em um dia específico, formando filas que se tornavam um evento anual grandioso. O posto chegava a suspender outros serviços apenas para dar prioridade aos estudantes.

Essa situação só desapareceu de vez por volta de 2015, não porque a mentalidade dos moradores tivesse evoluído, nem porque a gestão local tivesse se tornado rigorosa, mas simplesmente por um motivo: a cidade passou a ter uma linha de trem de alta velocidade. Com a chegada do trem, a distância até a sede do município continuava a mesma, mas o tempo de viagem caiu de três horas e meia para apenas trinta e cinco minutos. Atividades de lazer, como passear no centro, tornaram-se acessíveis até para os vilarejos mais remotos, e o documento de identidade tornou-se, praticamente, uma necessidade básica.

Sempre que pensava nisso, Chen Xu sentia uma ponta de melancolia. Afinal, em sua própria época de ensino médio, a atividade de lazer mais marcante era ir à praça central estourar balões em barracas de tiro ao alvo e comer espetinhos na rua. Os tempos mudam, e a pequena cidade também. Provavelmente, o que não conseguia acompanhar essas mudanças eram o futuro e o destino daqueles jovens do interior.

Sentado diante do computador, Chen Xu olhou as horas e digitou para Lin Xingyi:
【Vou sair, o dinheiro caiu na conta, preciso pedir para o meu pai sacar.】

loopy:
【Você usou o cartão do seu pai?】

sloppy:
【Sim, não tenho cartão. Pretendo ir fazer um amanhã.】

loopy:
【Eu te levo! Sei como funciona! Nem precisa de identidade! Nos vemos na escola amanhã às 8h!】

sloppy:
【Ok. Amanhã de manhã eu faço, à tarde aproveito para fazer o simulado. Vou sair, tchau.】

loopy:
【Também vou sair, tchau.】

Ao ver aquelas palavras, Chen Xu sentiu uma estranheza, embora não soubesse explicar de onde vinha. Só ao sair do cibercafé ele se deu conta: com a popularização dos smartphones, a expressão "vou sair" quase desapareceu do vocabulário cotidiano. Fora substituída pelo silêncio após o envio de figurinhas, pelo "boa noite" às oito e meia, e, claro, pelo "vou tomar banho".

Ah, que falta de elegância!

Chen Xu balançou a cabeça e entrou no beco. Ao cruzar o portão de casa sob a luz do entardecer, encontrou seu pai, Chen Wu, ocupado descarregando carvão de um triciclo. Ele arregaçou as mangas e, num instante, ajudou a terminar o serviço, antes de dizer:

— Pai, pare um pouco. Vá ao banco com o seu cartão e veja se entrou um depósito de mil reais. Se tiver caído, saque e compre algo bom para o jantar.

— Mil reais? — Chen Wu parou, atônito. — Como assim mil reais? De onde veio isso?

— É o prêmio de uma competição. Participei de um pequeno concurso na cidade hoje e o primeiro lugar pagava mil reais.

Chen Xu não tentou explicar o que era revisão de questões ou plataformas de programação; seu pai não entenderia de qualquer forma. Dizer que era um prêmio de competição era simples e direto.

— É verdade? Não é golpe, não? — A expressão de Chen Wu era de surpresa e desconfiança, mas, por instinto, ele ainda mantinha uma ponta de dúvida.

— É verdade, sim. Já até me mandaram o comprovante. Pode ir sacar. Fique com quinhentos e me devolva o restante; vou precisar para as próximas competições.

— Pode ficar com os mil! — Chen Wu pegou o lenço que Xie Hong lhe estendia, limpou o rosto e continuou: — Por que eu pegaria o dinheiro que você ganhou com seu próprio esforço? Fique com tudo! Mãe, vá comprar a janta, eu vou ao banco!

— Já estou indo! — Xie Hong saiu alegremente, seguida por Chen Wu.

O pequeno pátio, antes barulhento, ficou silencioso. Chen Xu olhou em volta e, sem ter nada melhor para fazer, começou a varrer o chão e arrumar a casa. Quando terminou, seus pais já estavam de volta. Antes mesmo de entrarem, suas vozes já ecoavam no beco:

— ...É isso mesmo, meu filho ganhou em uma competição! Mil reais! Pois é, hoje em dia quem tem inteligência ganha dinheiro em qualquer lugar! O certificado ainda não saiu, mas o dinheiro já caiu na conta! Mas chega de conversa, vou cozinhar...

Com um leve rangido da porta, dois rostos radiantes apareceram diante de Chen Xu.

— Voltaram? Conseguiram o dinheiro?

— Com certeza! O banco já estava quase fechando, mas eu insisti e consegui sacar! — O orgulho nos olhos de Chen Wu era inegável. Ele levantou a sacola que trazia e continuou: — Uma carpa de dois quilos! Hoje vamos comer peixe com tofu! Tem pato assado, meio quilo de orelha de porco e aquele torresmo que você gosta. Hoje é dia de festa, você pagou tudo... esqueci de comprar refrigerante! Toma, pega o dinheiro e vai comprar!

Enquanto falava, Chen Wu estendeu o maço de notas. O dinheiro ainda trazia o calor de suas mãos; claramente, ele nem o guardara no bolso, viera segurando-o pelo caminho todo.

Chen Xu sentiu-se divertido e, ao mesmo tempo, um pouco comovido. Ele separou cinco notas de cem e as devolveu ao pai, guardando o restante no bolso.

— Pode ficar com isso, não preciso de tanto dinheiro agora. Além disso, amanhã entram mais dois mil, não precisa ter pressa.

— Mais!? — Chen Wu ficou boquiaberto, olhando para o filho com descrença. — O prêmio ainda não acabou?

— Não é isso — Chen Xu balançou a cabeça. — Amanhã tem outra competição. Quando terminar, o dinheiro deve cair. Aí, pode guardar a metade para mim; quando eu precisar ir competir na capital, já terei o valor.

— Pode deixar tudo comigo, o que você me der eu guardo e, quando chegar a hora, te entrego tudo de uma vez!

Chen Wu concordou, radiante. Para ele, o valor do dinheiro era irrelevante perto da honra de ver o filho ser premiado. Embora, na verdade, ele nem soubesse que tipo de competição era aquela, nem que, para esse tipo de concurso, não existiam certificados...

Antes que o sol se pusesse, o ensopado de tofu com peixe já estava na mesa. Chen Xu trouxe refrigerante e bebida, e as taças da família se ergueram, celebrando aquela pequena vitória. Ele esqueceu, por um momento, os planos complexos e confusos, sentindo apenas um calor aconchegante que há muito não experimentava.

Quando o jantar terminou e seus pais, levemente embriagados, foram dormir, ele sentou-se sozinho no beco, observando a lua subir lentamente das profundezas do caminho. No beco escuro e sem postes, o luar fluía como água parada. Seus pensamentos dispersaram-se e, logo, voltaram ao foco.

Que questões cairiam no simulado de amanhã?

Chen Xu não sabia. Mas não importava. Ele estava confiante. Ele venceria.