Capítulo 14

Eu crio pandas nos anos 90 Atraso zero 2773 palavras 2026-07-30 23:07:56

Página 1/3

Pensando que Cheng Sui provavelmente teria que alimentar o panda com leite todos os dias, o chefe da aldeia decidiu entregar a ela a chave do curral das vacas. Dar dinheiro diariamente era muito trabalhoso, então a chamou para ir ao escritório da aldeia, onde pegou o livro de contabilidade. “Anote aqui a quantidade de leite ordenhada e, no final do mês, fazemos as contas.”
“Tudo bem, como o senhor mandar.”
Cheng Sui pegou o livro e deu uma olhada. Nele estavam registradas várias contas da aldeia, algumas escritas a lápis, outras com caneta tinteiro, e algumas feitas por analfabetos, que desenhavam círculos e carimbavam com a impressão do dedo.
Apesar da desordem aparente, desde cinco yuans até um centavo, cada centavo estava registrado com clareza.
Ao ver algumas anotações feitas a lápis, Cheng Sui perguntou surpresa: “Tio, a limpeza dos currais de gado e ovelhas também requer pagamento?”
“Claro que sim. Limpar, levar para pastar nas montanhas, ordenhar o leite, tosquiar a lã para vender na cidade — tudo isso tem custo.”
Embora a economia coletiva tenha acabado anos atrás e cada família vivesse sua própria vida, os bens públicos da aldeia não puderam ser divididos de uma hora para outra, especialmente o gado, ovelhas, porcos e jumentos; ninguém tinha condições de criá-los sozinho em casa.
Então o chefe da aldeia teve uma ideia: pagar para contratar pessoas que cuidassem do gado da aldeia.
Assim, os moradores ganhavam uma renda extra, os animais recebiam cuidados, e depois de vender o leite, a lã e os leitões na cidade para pagar as despesas, o que sobrasse seria dividido entre os aldeões — uma situação vantajosa para todos.
Porém, cada família tinha suas próprias terras para cultivar e tarefas para realizar, além de muitos jovens terem ido trabalhar na cidade nos últimos anos, deixando a aldeia com menos gente.
Os jumentos e porcos sobreviviam com ração mais humilde, mas as vacas e ovelhas só conseguiam pastar na montanha a cada quatro ou cinco dias, especialmente no Ano Novo, quando ninguém queria trabalhar e tinham que se contentar com feno seco.
Cheng Sui apertou o filhote de panda no colo e disse: “Que tal assim? Depois do Ano Novo, eu me encarrego dos animais da aldeia, levando-os para pastar, limpando os currais, e você não precisará mais se preocupar em ficar procurando gente para isso.”
“Os pagamentos serão adicionados ao leite do panda, mais ou menos, tudo bem?”
Cheng Sui fez uma rápida conta: limpar o curral rendia dois centavos, coletar dez quilos de ração seca dava três centavos, levar o gado para pastar cinco centavos, e o custo do transporte do leite e da lã para a cidade era de dez centavos!
Não parecia muito, mas somando tudo, dava pelo menos quatro ou cinco yuans por mês.
Isso não só cobriria o custo do leite para o panda, como ainda sobraria um pouco.
O chefe da aldeia confirmou: “Tem certeza? Isso não é nada fácil.”
“Tenho certeza.”
Cheng Sui nunca havia trabalhado na lavoura; a antiga dona do corpo era frágil e doente desde criança e não suportaria um dia inteiro de trabalho no campo.
Cuidar do gado e ovelhas era melhor, pois embora exigisse subir a montanha com frequência, era menos pesado do que cultivar a terra.
Dois jumentos, três vacas, cinco porcos e oito ovelhas não eram muitos.
Assim, ela ganharia um pouco mais de dinheiro sem deixar de fazer seus trabalhos manuais — não era perfeito?
“Sim! Sim! Sim!”
O filhote de panda no seu colo deu dois pequenos resmungos, balançando as pernas gorduchas para frente e para trás, claramente concordando com a decisão dela.
O chefe da aldeia achou a ideia viável; ter alguém fixo cuidando dos animais facilitaria muito as coisas, e em caso de problemas não seria como antes, quando ninguém assumia responsabilidade.

Página 2/3

“Então vou te pagar seis yuans por mês, e você se responsabiliza pelo cuidado diário deles,” disse o chefe da aldeia, folheando o livro e traçando duas linhas, “Mas fique claro: qualquer problema eu vou direto falar com você.”
Cheng Sui garantiu confiante: “Sem problema, pode confiar em mim!”
“Ótimo! Ótimo!”
Quando Cheng Sui estava pronta para sair com o leite, encontrou o tio Ge da aldeia, cujo netinho arrastava os pés, meio sonolento, logo atrás.
“Velho Zhang? Posso pegar sua carroça emprestada?”
“Logo cedo assim? Vai sair?”
“Está quase Ano Novo, vou levar o Doguinho para a cidade para comprar roupas novas.”
“Ontem usei a carroça para transportar coisas, está na casa do velho Chen, vou levar você lá.”
O chefe da aldeia levou o tio Ge para buscar a carroça e pediu para que o Doguinho ficasse esperando para acordar melhor.
Um instante antes, o menino ainda estava com os olhos semicerrados, mas ao ver o filhote de panda no colo de Cheng Sui, despertou imediatamente.
“Tia, isso é um panda gigante?!”
Quando seus olhos se encontraram com os do filhote, que também o observava, ele exclamou animado, com a voz quase um tom mais alta.
Cheng Sui sorriu e respondeu: “Sim.”
“Uau! É mesmo um panda gigante!”
Ele só tinha ouvido os pais falarem que na montanha havia pandas gigantes, com corpo preto e branco e dois círculos pretos nos olhos, que adoravam sentar no bambuzal para roer bambu.
Era a primeira vez que o via pessoalmente, e ele estava radiante, com os dois punhos fechados na frente da boca e os olhos brilhando.
“Ele é tão gordo! Mais gordo que a nossa Hei Niu!”
“Olha os olhos dele, tia, ele está olhando para mim!”
Rodando e batendo os pés no lugar, sua alegria era tanta que parecia voltar a ser um macaquinho selvagem da montanha.
“Hmm, hmm...”
O filhote de panda ficou assustado com esse bicho estranho tão animado, tentando se esconder no colo de Cheng Sui.
Especialmente quando viu os gestos ameaçadores do Doguinho, achou que ele ia mordê-lo.
“Calma, não tenha medo.” Cheng Sui acariciou a cabeça do panda e o consolou suavemente.
Com o dedo, pegou um pouco do leite e passou em sua boca.
Slurp, slurp~
Ao provar o leite, o filhote logo se acalmou bastante. Piscando aqueles grandes olhos, o medo deu lugar à curiosidade.

Página 3/3

Esticou o pescoço para cheirar o cheiro do Doguinho, parecendo perceber que ele não era perigoso.
“Ele é realmente muito bonito~!”
Doguinho sentiu seu coração derreter, como um pedaço de açúcar ao sol, quase se transformando em uma poça de doce.
Aproximando-se com cuidado, enrolou o dedo na manga e perguntou: “Tia, posso tocar nele?”
“Por que não pergunta para ele?”
Doguinho olhou nos olhos do filhote com sinceridade: “Eu, posso tocar em você?”
O panda não falou, continuou olhando fixamente para ele, mas aproximou a cabeça um pouco mais.
Isso era um sim.
Ele estendeu a mão cuidadosamente, ainda a meio metro do filhote, mas logo recuou assustado: “Tia, estou com medo, será que ele vai me morder igual a Hei Niu?”
“Não vai.”
Ao ver Doguinho retrair a mão, o filhote suspirou, olhando para Cheng Sui com uma expressão de leve decepção.
Ela se agachou, beijou a cabeça do panda e disse a Doguinho: “Fique tranquilo, ele não morde, é muito dócil.”
Doguinho respirou fundo, se encorajou por um bom tempo e finalmente teve coragem de se aproximar do filhote novamente.
Curvou-se devagar; dessa vez ele não só queria tocar, mas também dar um beijo na cabeça dele.
Quando ele se aproximava, sentiu de repente uma pata macia pressionar sua testa.
Doguinho: ???
Antes que pudesse reagir, a outra pata do panda também pousou em sua bochecha.
Acariciando suavemente para lá e para cá, o filhote ficou radiante, abrindo a boca para mostrar os dentinhos recém-nascidos.
As almofadas das patas roçaram seu rosto por um bom tempo, e o filhote levantou a cabeça, resmungando feliz.
“Hmm! Hmm hmm! Hmm!”
Ele é muito bonzinho, não mordeu!
Cheng Sui: ...
Doguinho e o filhote de panda estavam se divertindo muito, quando logo depois o chefe da aldeia e o tio Ge voltaram de carroça.
Ao descer do veículo, o chefe disse a Cheng Sui: “Sui, tem gente aí para você, sua mãe está chamando, vá ver logo.”